O programa “Futuras Cientistas” está com 36 vagas abertas em Campinas, sendo 30 no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e seis no CTI (Centro de Tecnologia da Informação) Renato Archer. O projeto é destinado à meninas que estão no ensino médio e professoras da rede pública de ensino.
As participantes vão receber um auxílio de R$ 483 e um kit contendo todos os materiais necessários para a realização dos experimentos. As inscrições seguem abertas até o dia 10 de outubro e podem ser realizadas no site https://www.gov.br/cetene/pt-br.
Em todo o Brasil, são 470 vagas abertas, sendo 59 para o estado de São Paulo. 160 serão destinadas a alunas matriculadas em escolas regulares, 160 destinadas a estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. Para as professoras, são 150 vagas. Do total, 10% vão ser destinadas a pessoas com deficiência.
As atividades nos laboratórios de pesquisa vão ser desenvolvidas entre os dias 3 e 31 de janeiro, no período de férias escolares.
CNPEM
O CNPEM vai receber 20 estudantes e 10 professoras. Elas vão ter a oportunidade de acompanhar os cientistas que trabalham nos Laboratórios Nacionais de Nanotecnologia, Biociências, Biorrenováveis, Luz Síncroton e na Ilum, Escola de Ciência. O CNPEM atua nas seguintes linhas de pesquisa:
- Matemática aplicada e computacional na análise de dados de espectroscopia de infravermelho;
- Entendendo como os materiais funcionam: Ensaio de tração uniaxial para determinação de propriedades mecânicas de liga metálica e análise microestrutural;
- O Futuro é Invisível!;
- Nanofibras de bagaço de cana-de açúcar para descontaminação de efluentes;
- O que o nada é capaz de fazer: estudando o vácuo e suas aplicações em projetos de engenharia e experimentos científicos;
- Síntese e atividade antimicrobiana de nanopartículas de prata;
- O desafio do balanço de massa no processo de etanol celulósico;
- Síntese de (nano)partículas magnéticas de baixo custo e sua interação na germinação de soja;
- Utilização, organização de manutenção de ambientes de pesquisa em nível de biossegurança 2;
- Biotecnologia aplicada à descoberta de medicamentos Atuação e reconhecimento.
CTI RENATO ARCHER
O CTI Renato Archer está com 6 vagas para as estudantes do ensino médio da rede pública. As selecionadas vão poder desenvolver atividades científicas acompanhando o cotidiano dos cientistas que atuam nos Laboratórios Aberto de Impressão 3D, Aberto de Biotecnologia e de Materiais Funcionais da unidade de pesquisa. O plano de trabalho das alunas no CTI prevê as seguintes atividades:
- Tecnologias 3D e aplicações na Saúde 4.0
- Biotecnologia e aplicação na Saúde
- Nanotecnologia
Saiba mais sobre o Futuras Cientistas em: https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas/