Uma geladeira que funciona como biblioteca, com livros disponibilizados de forma gratuita, foi vandalizada em Americana. A “geladoteca”, como é chamada, foi alvo de vandalismo na noite de quarta-feira (28), na Praça Vinícius de Morais, no bairro Antônio Zanaga. A geladeira foi furtada e os livros ficaram espalhados pelo local, na chuva.
Segundo a organização, os livros foram danificados e, por isso, uma campanha de arrecadação de livros será feita (veja mais abaixo). Após o vandalismo, a geladeira foi encontrada quebrada, em um ferro-velho próximo a praça. O homem que tentava vender a geladeira disse que teria comprado de um terceiro, que não foi encontrado.
O idealizador do projeto disse que teve que descartar a geladeira vandalizada porque ela não tinha mais condições de uso. Essa foi a primeira vez que o projeto sofreu vandalismo. O projeto da Geladoteca tem mais em nove pontos da cidade de Americana. No bairro Zanaga, o projeto foi inaugurado no dia 26 de agosto deste ano.
“Gente, há um mês e meio colocamos uma geladeira aqui, a geladoteca, aqui na praça do Zanaga. Olha só o que aconteceu. Roubaram a geladeira, jogaram todos os livros na chuva (…). Isso é pra incentivar a leitura no bairro Zanaga e a pessoa não tem o mínimo de educação”, disse um dos idealizadores do projeto, Ronaldo Britto.
LEIA TAMBÉM
Polícia investiga homem que gravou vídeo lambendo arma em apoio a Bolsonaro em São Paulo
Resort seleciona moradores da região de Campinas para 30 vagas de emprego
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS
Após o vandalismo, será realizada uma campanha de arrecadação de novos livros, que normalmente são doados. Quem tem o interesse de fazer as doações de livros, pode comparecer na Avenida Cecília Meireles, n°1124, bairro Antônio Zanaga. Também é possível entrar em contato com o idealizador do projeto Ronaldo Britto, no telefone: (19) 98182-9901.
LEIA MAIS
Biometria será testada por todos os eleitores na hora da votação