- Publicidade -
CotidianoGêmeas siamesas de Sumaré completam 1 ano e dão lição de vida 

Gêmeas siamesas de Sumaré completam 1 ano e dão lição de vida 

As meninas nasceram gêmeas siamesas, unidas pela região do fígado. Agora, ambas estão bem e têm perspectivas de uma vida normal

- Publicidade -

O mês de junho é especial para a família das gêmeas Luna e Alice, de Sumaré, que completaram 1 ano de vida. O aniversário das meninas seria comum, não fosse pelo fato de terem sobrevivido a uma cirurgia realizada há seis meses em São Paulo, que as separou pelo abdômen. Elas nasceram gêmeas siamesas, unidas pela região do fígado. Agora, ambas estão bem e têm perspectivas de uma vida normal. 


Segundo a secretaria Estadual de Saúde, nos últimos 10 anos, 52 bebês nasceram vivos com essa anomalia, sendo seis apenas nas cidades abrangidas pelo Departamento Regional de Saúde de Campinas. 

Luna e Alice, de Sumaré, enfrentaram uma cirurgia de sete horas que as separou. Nasceram com 34 semanas de gestação, no dia 29 de maio de 2023, cada uma pesando um pouco mais de 1 quilo e 700 gramas. 

Desafios das gêmeas siamesas

A mãe das meninas, a dona de casa Renata da Silva, passou quatro meses durante a gestação à procura de um médico especializado para o pré-natal, mas ninguém aceitava fazer o acompanhamento, até ela encontrar o ginecologista e obstetra, Carlos Alberto Politano que acolheu a família. “O mais importante nesses casos é você dar uma assistência psicológica à paciente”, afirmou.  

Mas, enquanto Alice e Luna se desenvolviam, a família sofria com a incerteza, sobretudo ao fazer os ultrassons – momentos sempre carregados de angústia.  “Eu senti medo. Pensava: como vou dar conta dessas crianças?”, comentou Renata.  

Entretanto, apesar da apreensão na gravidez, o amor da mãe ao ver as filhas não se comparou ao sofrimento. “Elas acalmaram meu coração, e eu soube que iria dar tudo certo”, declarou.   

A “nova vida” das gêmeas marcou a trajetória do médico, que tem 48 anos de carreira. Esta foi a primeira vez que ele acompanhou siameses. “É uma emoção única”, disse, emocionado.  

- Publicidade -

A “nova vida” das gêmeas também deixou marcas nos pais. “Nos fortaleceu como família, como seres humanos”, afirmou o gestor de produção Marcel André da Silva, pai das gêmeas. 


Com informações de Wesley Justino e Daniely Fernandes/ EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Veja como fica previsão do tempo para a próxima semana em Piracicaba

Idosos podem obter credencial de estacionamento por aplicativo; veja como

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -