Após um período em queda por conta da pandemia, que tirou milhares de veículos das ruas, os roubos e furtos de veículos tiveram um aumento de 22% no primeiro semestre deste ano. Entre janeiro e junho de 2022, foram roubados ou furtados 44.229 veículos no Estado de São Paulo. No mesmo período do ano passado, com o país registrando o alto números de casos de covid-19 e muita gente em casa, foram registrados 36.027 veículos subtraídos no Estado.
Essas são as informações mais recentes disponibilizadas pelo Palácio dos Bandeirantes sede do governo do Estado de Estado. Entre os veículos mais visados pelos criminosos, estão os carros mais antigos e com maior procura de peças.
Segundo os dados do governo do Estado, no primeiro semestre deste ano, o Volkswagen Gol foi o preferido dos bandidos, que roubaram ou furtaram em seis meses 3.175 modelos. Depois do Gol, aparece o Chevrolet Onix e Fiat Uno, como os mais visados.
OS 5 MAIS LEVADOS POR BANDIDOS
- Gol: 3.175 unidades roubadas ou furtadas
- Onix: 2.525 unidades roubadas ou furtadas
- Fiat Uno: 2.357 unidades roubadas ou furtadas
- Hyundai HB20: 1.717 unidades roubadas ou furtadas
- Fiat Palio: 1.674 unidades roubadas ou furtadas
LEIA TAMBÉM
Polícia prende homem por roubo a joalheria em shopping de Campinas
Chuva e chance de tempestade: veja a previsão para o fim de semana em Campinas
REPOSIÇÃO
Para especialistas, os casos de assaltos a veículos podem aumentar ainda no segundo semestre. A falta de automóveis novos e a dificuldade de manter os financiamentos assumidos fizeram os consumidores irem atrás de automóveis mais antigos, e com o envelhecimento da frota e a crise financeira, aumenta a procura por peças de reposição usadas, inclusive em desmanches ilegais.
A comprovação de que os furtos em alta são em busca de peças no mercado clandestino, é que desde o início deste ano, quase 600 Chevrolet Corsa Wind, modelo que parou de ser fabricado em 2001, foram furtados. Entre os velhinhos, o modelo é líder de BOs.
TIPOS DE ROUBO
Ainda segundo os dados do governo de São Paulo, os criminosos preferem furtar levando os veículos sem violência ou contato com os proprietários. Mais de 75% dos carros são furtados, enquanto 24,26% são roubados com o uso de violência e armas. No caso de furto, a pena é menor e chama menos a atenção.
SEU VEÍCULO FOI FURTADO OU ROUBADO?
Se o veículo foi roubado ou furtado, ligue imediatamente para 190 e comunique à Polícia Militar.
Registre um BO:
- No caso de furto (ausência de violência ou grave ameaça contra a pessoa), o registro pode ser feito por internet na Delegacia Eletrônica: http://www.ssp.sp.gov.br/nbo/default.aspx O documento será encaminhado à delegacia da área onde houve o furto.
- No caso de roubo (ameaça com ou sem arma e/ou agressão à vítima), transporte de carga ou veículo em nome de terceiro, vá à Delegacia de Polícia mais próxima do local do crime.
- Restituição de IPVA pago: Se o IPVA do veículo roubado ou furtado foi pago, o dono do veículo poderá ter restituição do imposto pago ao Estado de São Paulo. Consulte o site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo: http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/restituicao.aspx ou ligue de telefone fixo para 0800 170110.
- IPVA de veículo recuperado: O dono não paga IPVA pelo período em que seu veículo não estava em sua posse. Consulte o site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo: http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/ ou ligue de telefone fixo para 0800 170110.
Veículo segurado: Assim que ocorrer a indenização, a seguradora deverá realizar o procedimento de transferência de propriedade.
LEIA MAIS