Um caminhoneiro foi morto após ser vítima do golpe do falso frete em Nova Odessa, na manhã desta quarta-feira (5). Ele fechou negócio por meio de um aplicativo e, quando chegou no local combinado para a entrega, foi abordado por bandidos, reagiu e acabou baleado.
Entenda como aconteceu
O caminhoneiro veio de Uberlândia (MG) até Nova Odessa para entregar uma carga de trigo. Como ele não queria retornar ao seu estado com o caminhão vazio, combinou a suposta retirada de uma nova carga com os dois criminosos, sem saber que seria vítima do golpe do frete.
Ao chegar no destino final para entregar a carga de trigo, na Vila Azenha, o caminhoneiro foi abordado pelos dois criminosos. Eles exigiram que o caminhoneiro entrasse no veículo deles. Porém, já dentro do carro dos bandidos, a vítima do golpe decidiu reagir com uma faca.
Durante o confronto, os dois bandidos acabaram atirando no caminhoneiro. Foram pelo menos seis disparos, alguns deles atingindo o tórax da vítima, de 40 anos, que morreu no local.
O que é o golpe do falso frete?
No golpe do falso frete, os criminosos se cadastram em aplicativos para a entrega, fingindo ser uma empresa. Então, oferecem fretes para os caminhoneiros, que acabam em uma tentativa de sequestro ou assalto.
“Os motoristas fazem parte de alguns aplicativos que agenciam fretes e são atraídos por preços interessantes, assim como itinerários que também atendem às suas necessidades. Então, eles combinam fretes pelos aplicativos”, explicou o capitão Edson da Costa Pereira à EPTV Campinas.
Segundo um dos policiais, o plano dos bandidos do golpe em Nova Odessa seria sequestrar o caminhoneiro em um cativeiro, onde a vítima permaneceria por três dias, até que o caminhão fosse desmontado e o dinheiro dele fosse retirado de suas contas bancárias.
Bandido se passou por vítima
Após o crime, um dos criminosos se escondeu em uma região de mata, num local de construção, enquanto o outro foi até a Delegacia de Nova Odessa para pedir ajuda, alegando ser vítima de um roubo.
Desconfiados da história, os policiais ficaram sabendo da ocorrência do crime na Vila Azenha e ligaram os fatos, chegando à conclusão de que o rapaz era um dos bandidos envolvidos no latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
Com isso, o criminoso que se passou por vítima foi preso, e o mesmo aconteceu com o outro que havia se escondido, após ser localizado. Ambos são de Taboão da Serra e teriam ido para Nova Odessa apenas para praticar o crime. Um deles, de 20 anos, não tinha passagem pela polícia, já o outro, de 27 anos, havia sido preso anteriormente por receptação.
Há ainda a hipótese de que eles possam fazer parte de uma quadrilha ainda maior que atua na região de Campinas.
Por conta dos ferimentos causados pela faca, os dois foram encaminhados para o hospital da cidade, escoltados pela polícia. A dupla vai responder pelo crime de latrocínio.
Com informações de Talita Nonato/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba vacina 65.541 e segue com campanha contra gripe
Homem suspeito de furto de fiação é encontrado morto ao lado de poste