Com informações da Agência Estado
As deepfakes – fraudes alimentadas por Inteligência Artificial (IA) – cresceram 830% no Brasil em um ano, de acordo com o do Relatório de Fraude de Identidade, edição 2023, da Sumsub – plataforma internacional que verifica e protege usuários de internet.
O levantamento analisou mais de dois milhões de tentativas de fraude, em 224 países e territórios, em 28 segmentos. Em relação ao Brasil, especificamente, o estudo concluiu que País apresentou uma taxa altíssima de deeepfakes, mas outra, relativamente baixa, de fraude de identidade (em relação aos demais países da América Latina).
No mundo todo, as deepfakes cresceram 10 vezes em relação ao ano passado. Mas, enquanto na América do Norte houve um aumento de 1.740%, na América Latina, o crescimento médio foi de 410% – o menor entre todas as regiões do mundo. À exceção do Brasil, com o crescimento de 830%.
Ainda de acordo com o levantamento, o seguimento preferido pelos fraudadores é a mídia online. Por isso, os meios de comunicação digitais, como websites de notícias, serviços de streaming e publicidade digital, foram os principais alvos. Entre 2021 e 2023, o setor de mídia online registrou o maior aumento (274%) na taxa de fraude de identidade em todo o mundo.
‘As falsificações de documentos de identidade estão cada vez mais sofisticadas, impondo um esforço maior para diferenciar um documento falso de um original‘, afirma o chefe de IA da Sumsub, Pavel Kalaydin.
Top 5 fraudes:
Deepfake
O que é? Fraude alimentada por Inteligência Artificial (IA)
- Criação de conteúdos falsos que podem ser notícias, documentos, áudios e imagens – usam dados reais de uma determinada pessoa
- Conteúdos que parecem reais, mas que são falsos
Money Muling
O que é? Uma “mula de dinheiro”
- Pessoas que aceitam que seus dados bancários sejam usados, mediante compensação financeira, para receber e transferir recursos obtidos com crimes
Carteira de identidade falsa
O que é? Documento falso para que uma pessoa se passe por outra
- Só no Brasil, cerca de16 milhões de Registros Gerais (RG) falsos são usados para compras, contração de empréstimos e outros tipos de crimes Por outro lado, a CNH brasileira é o documento menos falsificado do mundo
Invasões de conta
O que é: golpistas se apossam dos dados bancários de um terceiro mediante o clique em um link falso, via e-mail ou mensagem de texto.
- No mundo, esse tipo de crime cresceu 155% em 2023.
Verificação forçada
O que é? Quando uma pessoa tira uma foto, exigida para a verificação de um sistema, coagida por um golpista, ou seja, sob pressão de terceiros, fazendo isso involuntariamente.
- O relatório aponta que o número de casos de verificação forçada cresceu 305% globalmente entre 2022 e 2023.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Saiba qual é a formação de Flávio Dino, ministro que será indicado ao STF