Pessoas interessadas em trabalhar como atendentes de farmácias estão sendo vítimas de um golpe, em Campinas. Os criminosos pedem para os candidatos pagarem um curso para garantir a vaga de emprego.
O golpe começa quando vítima vê um anúncio e entra em contato, enviando o currículo, para uma empresa de RH chamada Alpha Caça Talentos. Na sequência, a empresa pede o envio de documentos e de um certificado de atendente em farmácia atualizado.
A reportagem da EPTV Campinas, afiliada da TV Globo, simulou interesse na vaga, entrando em contato com a instituição citada e informando que não tem o comprovante para atuar como balconista.
Neste momento, é pedido para que o “candidato” entre em contato pelo WhatsApp com uma empresa chamada CNE Certificado e que, assim, a vaga de trabalho estaria garantida.
LEIA MAIS
4ª dose: Campinas aguarda orientação de SP para vacinar acima dos 30 anos
Campinas tem alta de 29,6% em casos de síndromes respiratórias
Incêndio atinge Fórum da Justiça do Trabalho em Indaiatuba
Nesta etapa do golpe, é vendido um “curso” a R$ 250. A vítima recebe uma apostila e uma prova com 10 questões. A pessoa é informada que se tiver 50% de acerto, recebe o certificado. O candidato também precisa enviar uma mensagem com o comprovante de aprovação para outras duas empresas, que não respondem.
Após o pagamento, o candidato não consegue entrar mais em contato com os dois estabelecimentos que seriam os contratantes e nem com a Alpha Caça Talentos, ficando sem o emprego e sem os R$ 250.
CANDIDATA DESCONFIOU DO GOLPE
Uma candidata à vaga, que não quis se identificar, falou sobre como entrou em contato com a falsa empresa.
“Como a gente tá atrás de emprego, quer trabalhar na área, eu já, de imediato, mandei o meu currículo. Uns dois dias depois, por volta das 2 horas da manhã, eles mandaram um e-mail com o retorno, falando que eu tinha passado, que meu currículo tinha sido selecionado para a vaga de balconista de farmácia”.
Segundo ela, a vaga era muito boa, com um excelente salário e um ótimo horário de trabalho. Foi nesta etapa que pediram para entrar em contato via WhatsApp, gerando uma desconfiança na candidata. “Só que nesse enviar a documentação foi onde eu comecei a desconfiar porque eu não tinha feito entrevista, eu não tinha conversado pessoalmente com ninguém. E questionei ela, falei, onde fica a farmácia? Ela falou que essa farmácia só ia ser identificada depois que eu enviasse a documentação”.
A candidata informou à interlocutora que não tinha a certificação de balconista de farmácia, sendo direcionada para um site no qual teria que pagar pelo documento. “Como eu já estava desconfiada do golpe, aí eu cortei a comunicação com eles, nesse momento”.
ORIENTAÇÃO
O delegado José Glauco Ferreira, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Campinas, diz que esse golpe pode ser qualificado como estelionato, que tem pena prevista de 1 a 5 anos de prisão.
Ele orienta como evitar esse tipo de golpe ou como proceder, caso seja vítima: “Antes de fazer qualquer pagamento, certifique-se que a empresa existe. Guarde todas as conversas, todos os dados bancários dos beneficiários, porque isso vai facilitar o nosso trabalho”. O delegado reforça que é imprescindível que a vítima registre um boletim de ocorrência.
De acordo com o Ministério da Educação, o código existente no certificado não é localizado nos registros. A associação Brasileira de Educação à Distância não encontrou a empresa CNE, que emitiu o documento, como associada.
A Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) informou, em nota, que nenhum curso de qualificação ou certificado é obrigatório para atendentes em farmácias. As empresas devem podem exigir comprovação de experiência, mas não há nenhuma obrigatoriedade.
OUTRO LADO
Em nota, a Alpha Caça Talentos informou que não cobra nenhuma taxa dos candidatos para arrumar emprego, mas como fazem a seleção de profissionais para várias empresas, algumas exigem que o candidato tenha o certificado atualizado, mas as próprias contratantes indicam os locais em que os treinamentos podem ser feitos.
A Alpha diz, ainda, que em nenhum momento há a garantia da vaga de emprego para o candidato que contratar algum curso.
A CNE Certificados não respondeu às mensagens da reportagem. (Com informações da EPTV Campinas)
LEIA TAMBÉM
Filho de Marília Mendonça sobe no palco de Murilo Huff durante show e emociona fãs