Um grupo de pais de alunos da Escola Estadual Paulo Luiz Decourt, em Campinas, denunciou a falta de segurança na unidade localizada no Jardim Antonio Von Zuben. Em um vídeo enviado à redação do acidade on Campinas, é possível visualizar que a quadra de esportes da escola está com telhas soltas e outras prestes a cair – veja o vídeo abaixo.
De acordo com o responsável de um dos alunos, as crianças continuam fazendo aulas no local, mesmo com o risco de acidentes. Segundo ele, a diretora da unidade já foi alertada sobre a situação e o local segue em operação, sem qualquer interdição.
LEIA TAMBÉM
Comércio de Campinas espera movimentar R$ 14 milhões no Carnaval de 2023
Mulher que morreu atropelada por van na Andrade Neves, em Campinas, é enterrada
Além disso, as árvores que ficam no entorno da escola estariam com raízes aparentes e tortas, pendendo para um dos lados. Segundo o grupo de pais, a principal preocupação é com o risco de queda das árvores em uma das crianças. Em janeiro, uma menina de 7 anos morreu após uma árvore cair em cima dela na Lagoa do Taquaral, em Campinas. Isabela Tiburcio Fermino estava no local para comemorar o aniversário da prima.
O QUE DIZ O ESTADO
Em nota, a Seduc-SP (secretaria da Educação do Estado de São Paulo) informou que a Diretoria de Ensino Campinas Oeste acompanha regularmente a situação de árvores dentro e em locais próximos às escolas, incluindo no caso citado pela reportagem. “Sempre que necessário, acionam a Prefeitura, responsável pela poda e avaliação ambiental”, disse.
Já em relação à cobertura da quadra da Escola Estadual Paulo Luiz Decourt, a pasta relatou que o local foi vistoriado pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) e que foi constatada “a necessidade de troca do telhado, com investimento previsto de mais de R$ 440 mil”.
A execução da obra já foi autorizada pela Seduc e a previsão é que o processo licitatório seja concluído ainda neste semestre. Entretanto, não há um prazo para que isso ocorra. Além disso, a secretaria não falou sobre uma possível interdição da quadra enquanto a reforma não é concluída.
LEIA MAIS
Lojas Americanas comenta dificuldades financeiras em carta aberta