A equipe ambiental da GCM (Guarda Civil Municipal) de Valinhos apreendeu um balão na tarde deste domingo (25) no bairro Paiquerê. Os guardas chegaram a tempo de interceptar a queda do artefato em uma área de mata e evitaram um possível incêndio. O balão foi destruído no local.
Segundo a corporação, alguns baloeiros se aproximaram da área no momento da ocorrência, mas fugiram ao perceber a chegada da viatura. Ninguém foi detido.

Soltura de balão é crime ambiental
A GCM alerta que, com a chegada do período de seca e das festas juninas, o risco de incêndios aumenta, especialmente com a prática ilegal de soltura de balões, que é crime ambiental.
De acordo com o artigo 42 da Lei Federal nº 9.605/98, fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios em florestas, áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano é crime, com pena de detenção de um a três anos, multa, ou ambas as sanções.
A Guarda Municipal orienta que denúncias sobre soltura de balões sejam feitas pelo telefone 153 ou pelo número (19) 3869-3535. Em caso de incêndios, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Campanha ‘Declare o Bem’ incentiva destinação do IR para projetos sociais; veja como fazer
Sebrae-SP realiza Semana do MEI com programação gratuita na região