Quem passa pela Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, vai se deparar, em breve, com um novo cenário. A tradicional decoração de guarda-chuvas coloridos será substituída por sombrites azuis, estampados com andorinhas. As novas estruturas serão instaladas ao logo de seis quadras do calçadão, trazendo uma nova estética para a região e também proteção contra raios ultravioleta. A confecção e instalação da cobertura serão feitas em um prazo de 40 dias a partir de setembro.
O projeto, desenvolvido e doado pela Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), conta com investimento de cerca de R$ 220 mil, financiado por patrocinadores. A cobertura é feita de polietileno, material de trama fechada. A Prefeitura ficará responsável pela manutenção dos sombrites e a instalação da nova estrutura não vai ter custo para o Executivo.
A polêmica dos guarda-chuvas
A troca frequente dos guarda-chuvas antigos gerou controvérsias devido à deterioração causada pelo tempo e pela ação das chuvas, que conferia uma aparência de abandono ao local. A decoração foi inicialmente implantada no corredor de compras em 2022 pela construtora Patriani, como parte de uma contrapartida. A empresa foi responsável pela manutenção dos guarda-chuvas durante um ano. O projeto original incluiu a instalação de 3,1 mil unidades.
No início deste ano, a Prefeitura assumiu os custos de compra e manutenção dos guarda-chuvas. Em fevereiro, a Secretaria de Serviços Públicos adquiriu 1,5 mil novos guarda-chuvas, sendo 600 grandes e 900 pequenos, com um investimento total de R$ 56,8 mil.
Nova decoração tem o objetivo de contribuir com a requalificação do Centro
A proposta para a instalação da cobertura foi feita pelo Movimento Avança Campinas e posteriormente adaptada pela Acic, que criou uma padronização e buscou recursos para a instalação da estrutura. O objetivo, segundo a Prefeitura, é trazer inovação para a 13 de Maio e contribuir com a requalificação do Centro.
O projeto já foi aprovado pela Setec (Serviços Técnicos Gerais), autarquia que cuida do solo público em Campinas, e também será apresentado ao Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) nesta semana. O Conselho já havia aprovado previamente a instalação de decoração aérea no corredor de compras.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, além de proteger contra o sol, a cobertura em sombrite vai decorar seguir decorando a via.
“Com uma cor azul como a do céu e desenhos de andorinhas, lembrando a revoada dos pássaros, que já fez a cidade ser conhecida como a ‘Terra das Andorinhas’ “, destacou.
Onde os sombrites serão instalados?
Os sombrites serão instalados em seis quarteirões, a partir do trecho atrás da Catedral Metropolitana até próximo à Estação Cultura. Será usada a mesma estrutura de treliça de seis metros de altura instalada para abrigar os guarda-chuvas em 2022, quando foi feito o projeto de requalificação para o calçadão.
Como será a cobertura?
O sombrite será uma tela de sombreador personalizada com desenhos de andorinhas feito com silk screen. A tela é feita de polietileno de alta densidade com 220 gramas. Esse material, segundo a Prefeitura, bloqueia 90% dos raios ultravioleta e reduz em 50% a temperatura do ambiente. O serviço terá garantia de um ano contra defeito de fabricação. Serão 61 peças de 6,05 metros por 6,12 metros, totalizando 2.258 metros quadrados.
De acordo com o Executivo, a escolha do sombrite para substituir os guarda-chuvas também foi motivada pela maior durabilidade do novo material e menor necessidade de manutenção.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.