A Promotoria Criminal de Campinas protocolou, nesta segunda-feira (23), denúncia contra o homem que ateou fogo em área de mata na Estrada do Capricórnio, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. A região chamada Pico das Cabras conta com proteção ambiental criada pela Lei n.º 10.850/2001 e fica próximo ao Observatório Municipal Jean Nicolini.
O incêndio provocado no dia 9 de setembro tomou grandes proporções e consumiu uma extensa área de vegetação do local (área que corresponde a 120 campos de futebol), assustando moradores da região. Equipes da Defesa Civil de Campinas e do Corpo de Bombeiros atuaram por dias no combate às chamas.
“As chamas afetaram área de aproximadamente 195 hectares e expuseram a perigo a vida, a integridade física e o patrimônio de outras pessoas, atingindo ainda a sede de uma fazenda”, destaca a nota do Ministério Público de São Paulo.
O artigo 250 do Código Penal prevê para o crime pena de reclusão de 3 a 6 anos, podendo ser aumentada em um terço quando o incêndio é provocado em mata ou floresta.
Como o homem provocou incêndio no Pico das Cabras
Segundo a promotora Verônica Kobori, o homem denunciado carregou em seu carro sacos de estopa branca, frascos de inflamáveis e cera, usando os apetrechos para provocar o fogo.
O mesmo homem teria provocado queimadas em outros locais na região, entre as cidades de Joaquim Egídio, Morungaba e Itatiba, fato que vem sendo objeto de investigação pelas autoridades policiais das respectivas localidades.
O incêndio na região do Pico das Cabras é alvo também de um inquérito civil instaurado em 13 de setembro pela promotora Luciana Ribeiro Guimarães Viegas de Carvalho para, entre outros objetivos, apurar os danos ambientais e verificar as medidas necessárias para reparação.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Hospital Regional de Piracicaba conquista certificação internacional de qualidade do atendimento
Esperança de chuva: saiba quando Piracicaba terá alívio no clima seco