*Com informações de Gustavo Biano/EPTV
Uma operação da Polícia Civil contra os crimes de furto, roubo e receptação de fios de cobre e outros objetos de origem ilícita terminou com um homem preso na tarde desta quarta-feira (30), em Campinas. De acordo com a corporação, a ação contou com a participação de 88 policiais e 38 viaturas.
Ao todo, foram fiscalizados 23 comércios. Destes, dez estabelecimentos foram lacrados por irregularidades. Além disso, foram apreendidos 136 kg de fios de cobre durante as fiscalizações.
LEIA TAMBÉM
Justiça suspende processo contra pediatra suspeito de abuso sexual em Monte Mor
Após vídeo criticado por racismo, Prefeitura de Campinas terá curso sobre discriminação racial
Sete lacrações iniciais foram realizadas pelos fiscais da secretaria de Urbanismo por falta de alvará de uso e/ou pelo zoneamento proibir a atividade na região. Outros três comércios foram relacrados pela fiscalização por estarem funcionando e descumprindo o termo de lacração inicial. Nestes casos de reincidência, foram emitidos também autos de infração e multas por rompimento de lacre, no valor de R$ 22.401,50.
“É um crime que é praticado, muitas vezes, por pessoas viciadas em drogas e que causa um grande prejuízo, não só financeiro, mas também causa uma falta de tranquilidade aos comerciantes e à população, além de causar prejuízos às operadoras de telefonia e energia elétrica”, afirma o delegado José Carlos Fernandes.
Um homem foi preso durante a operação porque foram localizadas uma carcaça de um carro roubado em Araras, duas pistolas e duas espingardas de pressão em seu estabelecimento de reciclagem. A operação contou com agentes da Polícia Civil, Guarda Municipal e secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Campinas.
“É um resultado importante para a população, não só pela integração das forças de segurança pública da cidade de Campinas, mas também para aqueles que pretendem praticar esses crimes saiba que as agências estão atentas”, relata a comandante de Guarda Municipal, Lourdes Soares.
LEIA MAIS
Como tirar foto da Superlua Azul?