A Justiça de Campinas condenou, em primeira instância, Ricardo Xavier de Souza a 47 anos, 4 meses e 26 dias de prisão em regime fechado pelo feminicídio da esposa, Larissa da Silva Bezerra Xavier, de 19 anos. O crime aconteceu em 23 de outubro de 2024, dentro da casa do casal, em Campinas, na presença da filha de 1 ano e 8 meses.
A sentença foi proferida nesta quarta-feira (24). A defesa do réu ainda pode recorrer, já que o processo tramita sob segredo de Justiça.
Pena agravada por crueldade e presença da filha
Segundo a decisão, a pena foi agravada por ter sido cometida na presença da filha da vítima, pelo uso de meio cruel e por dificultar a defesa da jovem. O juiz também levou em conta o impacto permanente na vida da criança, que ficará privada do convívio materno.
Após matar Larissa com uma facada no pescoço, Ricardo tentou esconder o corpo no quintal. Para isso, levou a filha até Paulínia na tentativa de alugar uma máquina de perfuração de concreto, mas não conseguiu.
De volta a Campinas, ele tentou cavar um buraco com ferramentas domésticas, sem sucesso. Em seguida, deixou a criança com a mãe e se entregou à polícia.
“Discussão banal” teria motivado o feminicídio
Segundo a Polícia Civil, Ricardo alegou que o crime foi motivado por “uma discussão banal do casal”, após ele ver uma mensagem de outro homem no celular da esposa.
Em seu depoimento, disse que Larissa teria pegado uma faca para ir em sua direção, momento em que a derrubou com um “mata leão” e tomou a arma dela. Em seguida, arrastou a vítima desacordada para outro cômodo e lá deu a facada no pescoço.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Ciclista morto em rodovia fez parte da seleção e se mudou para a região por sonho
Boliviano é preso com 10 kg de pasta base de cocaína em rodovia da região