Um levantamento inédito do Detran-SP, divulgado nesta quinta-feira (18) por meio do novo Infosiga-SP (Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo) mostra que homens adultos entre 18 e 59 anos concentram mais de 80% dos acidentes de trânsito registrados na região de Campinas de janeiro a agosto deste ano.
Segundo os dados, 4.330 motoristas nessa faixa etária se envolveram em acidentes, sendo 3.524 homens – o que representa 81,3% do total. Grande parte dos condutores envolvidos tem menos de 30 anos (35,7%).
O professor de transportes Luiz de Melo explica que a inexperiência pode aumentar o risco de acidentes entre os mais jovens:
“A exposição que ele teve ao longo da vida foi mais como passageiro. No momento em que começa a dirigir, ele está assimilando essa nova condição”, disse.
Idosos e diferença entre gêneros
A faixa acima dos 50 anos registrou o menor número de acidentes, com 448 ocorrências. Mesmo assim, a diferença entre os gêneros continua grande: apenas 50 mulheres se envolveram em acidentes contra 398 homens.
Mortes no trânsito
Os dados do Infosiga-SP apontam ainda que homens com 26 anos concentram o maior número de mortes na região de Campinas, com 20 óbitos. Em seguida, estão homens com 37 anos, que somam 19 mortes.
De 1º de janeiro a 31 de agosto, foram 758 mortes em ruas, avenidas e rodovias que cortam as 90 cidades da região administrativa de Campinas. As vítimas do sexo masculino representam 81,4% do total.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Grupo premiado fará apresentação gratuita em Piracicaba; saiba quando
Mulher envolvida em atentados contra órgãos públicos em SP é presa em Piracicaba