A Prefeitura de Hortolândia decretou nesta sexta-feira (3) o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial nas escolas da rede municipal de ensino e nos prédios públicos da cidade.
Segundo a Administração, a medida é válida a partir da próxima segunda-feira (06). De acordo com o decreto, a determinação tem como objetivo proteger a população contra doenças respiratórias, que aumentam nesta época do ano com a chegada da estação mais fria do ano.
Além disso, a Prefeitura afirma que segue a recomendação apresentada pelo Comitê de Medidas de Vigilância em Saúde do Governo do Estado de São Paulo sobre o uso de máscara contra as doenças de transmissão respiratória em ambientes fechados.
Em março, a Prefeitura havia flexibilizado o uso das máscaras, mantendo apenas o seu uso obrigatório em unidades de saúde, no transporte público e nas plataformas de embarque e desembarque dos ônibus.
LEIA MAIS
Campinas decide recomendar ‘fortemente’ uso de máscara em locais fechados
Dário veta projeto que desobrigava máscara em escolas de Campinas
DADOS DA COVID
Segundo a Administração, a vacinação contra a covid-19 tem ajudado na estabilização do número de casos graves e óbitos no município. Atualmente, apenas um paciente segue internado na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia com complicações da doença.
Até o momento, 525.645 doses de vacinas foram aplicadas no município. Deste total, 116.594 pessoas estão com o ciclo vacinal (três doses) em dia.
A secretaria de Saúde de Hortolândia salienta que pacientes e seus acompanhantes devem usar a máscara dentro das unidades de saúde em todos os atendimentos e consultas, agendamento de consultas, realização de exames, retirada de medicamentos e vacinações.
A pasta ainda solicita para que as pessoas venham com suas próprias máscaras, uma vez que o fornecimento da proteção pelas unidades de saúde para as pessoas que estiverem sem o item não é obrigatório.
Ainda assim, o fornecimento de máscaras para a população é feito conforme o estoque disponível em cada unidade.