- Publicidade -
CampinasCotidianoHospitais da PUC e HC da Unicamp seguem com superlotação de leitos

Hospitais da PUC e HC da Unicamp seguem com superlotação de leitos

A reunião discutiu a grave situação dos hospitais que enfrentam superlotação e pacientes internados em corredores

- Publicidade -

Após anunciar as superlotações de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) nos dois principais hospitais de Campinas, o Hospital da PUC e o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, representantes estaduais se reuniram com a Administração Municipal e representantes das unidades de saúde na manhã de hoje (26). A reunião discutiu a grave situação dos hospitais que enfrentam superlotação e pacientes internados em corredores.


Atualmente, o Pronto-Socorro Adulto do Hospital da PUC, com capacidade para 20 leitos, está com 70 pacientes internados, dos quais 41 estão em corredores. A unidade está operando 273% acima de sua capacidade. No HC da Unicamp, com capacidade para 30 leitos no Pronto-Socorro Adulto, há 80 pacientes internados, resultando em uma ocupação 266% acima do permitido.

- Publicidade -


A secretaria de Saúde de Campinas divulgou que está tramitando a ampliação de 18 leitos, sendo 14 de enfermaria adulto e quatro de UTI, em convênios com a rede privada. Segundo a nota, esses leitos devem estar disponíveis em aproximadamente 30 dias. A secretaria também destacou que monitora constantemente a ocupação dos leitos através da Central de Regulação, que acompanha a disponibilidade de vagas e o encaminhamento dos pacientes. A ocupação é dinâmica e muda continuamente.

A nota informou ainda que, em maio, a Administração Municipal solicitou à secretaria de Estado da Saúde uma ação urgente para a abertura de vagas de baixa e média complexidade em cidades da região. A secretaria de Saúde enfatizou que nenhum paciente está desassistido: “Enquanto aguarda pela liberação de leitos, o paciente permanece nas áreas de observação do pronto-socorro e recebe o tratamento necessário. A taxa de ocupação varia ao longo do dia devido à alta rotatividade de leitos, com uma média de 30 pacientes recebendo alta e outros 30 sendo internados diariamente em cada hospital municipal.”

O Estado, por meio do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas, afirmou que o HC da Unicamp é uma unidade referenciada que atende todos os pacientes que buscam a instituição. Atualmente, o pronto-socorro da unidade enfrenta alta demanda devido a doenças respiratórias, intercorrências gástricas, traumas e viroses diversas. O HC da Unicamp realiza a triagem dos pacientes conforme o protocolo de Manchester, que classifica os casos por cores: vermelho para risco iminente de morte, laranja para casos graves, amarelo para risco moderado, verde para pouco urgente e azul para não urgente.

Entenda a superlotação no Hospital PUC-Campinas 

Segundo a unidade, entre as demandas mais complexas, estão pacientes com problemas cardiovasculares, neurológicos e com doenças respiratórias, “exacerbadas por causa do Inverno”. Enquadram-se nestes casos pessoas que tiveram, por exemplo, infarto ou derrame e precisam de acompanhamento, sem poderem ser encaminhadas para outro local.   

- Publicidade -

Vale lembrar que o Hospital PUC-Campinas não tem um sistema porta aberta para o SUS, e conta apenas com uma ala de 20 leitos destinada aos atendimentos da rede pública, voltado apenas para casos de alta complexidade.   

Orientações para a população  

Como forma de lidar com a superlotação, o Hospital PUC-Campinas também informou que está trabalhando em conjunto com a secretaria de Saúde para remanejamento dos pacientes menos complexos.  

Além disso, pede que a população procure outras instituições de saúde enquanto esse cenário persistir, “para garantir e preservar a segurança técnica assistencial e o atendimento com qualidade”.   

Efeito cascata   

Além do Hospital PUC-Campinas, o HC da Unicamp também registra superlotação no Pronto-Socorro do SUS, com 80 leitos ocupados, de 30 disponíveis, o que representa 170% de ocupação. Já a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar informou que “nenhum paciente que necessita de internação está desassistido”.  

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Vídeo: veja confusão em igreja que terminou um morto e dois baleados

Homem morre baleado e dois agentes ficam feridos após confusão em igreja

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas