O Hospital da PUC-Campinas voltou a registrar superlotação no Pronto-Socorro Adulto do SUS (Sistema Único de Saúde), nesta terça-feira (21), pela segunda vez em menos de 15 dias. A unidade está com 83 pacientes de alta complexidade internados — número 415% acima da capacidade instalada.
No dia 9 de maio, o hospital já havia enfrentado uma situação semelhante, com 76 pacientes internados no PS Adulto do SUS. Um dia antes, em 8 de maio, o total também havia chegado a 83 pacientes, segundo informações da assessoria de imprensa – veja mais detalhes abaixo.
Como ficam os atendimentos no hospital da PUC-Campinas?
Diante da nova superlotação, a direção do hospital solicita que a população busque atendimento em outras instituições de saúde. A recomendação se estende à Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) e ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que devem aguardar a estabilização da unidade antes de encaminhar novos casos.
A medida, segundo o hospital, tem como objetivo garantir a segurança técnica assistencial e manter a qualidade do atendimento. A administração também informou que enviou documentação à Prefeitura de Campinas, por meio da secretaria municipal de Saúde, e à DRS-7 (Diretoria Regional de Saúde), da secretaria estadual da Saúde, solicitando apoio para enfrentar a situação.
Segunda superlotação
Após a lotação registrada no dia 9 de maio, a secretaria da Saúde de Campinas informou que está em constante negociação para a ampliação de leitos na cidade e acompanha a negociação do Estado com a Casa de Saúde para a ampliação das estruturas, assim como tem reivindicado junto ao governo estadual a implantação do Hospital Metropolitano. “A Pasta monitora de forma contínua a ocupação dos leitos e encaminhamentos de pacientes na cidade por meio do Siresp (Sistema de Regulação do Estado de São Paulo)”. Atualmente, a cidade conta com 938 leitos no SUS Municipal.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Cidades da região ampliam vacinação contra gripe para toda a população acima de 6 meses
Piracicaba participa do Dia do Desafio da Unesco com atrações gratuitas