Um homem de 63 anos foi detido na noite de ontem (5) por manter em cativeiro 198 aves silvestres em Campinas de forma ilegal. Os pássaros, de várias espécies, foram encontrados em uma casa no Jardim Itaguaçu, após uma denúncia anônima. A suspeita é que o responsável comercializava os animais em uma feira na região. Ele não tinha autorização do Ibama e vai responder por crime ambiental.Aves maiores, como patos e gansos, também eram criados no fundo do imóvel.
Segundo a Guarda Municipal, as aves eram mantidas em gaiolas, não apresentavam sinais de maus-tratos, mas não recebiam o tratamento adequado. No local, a grande quantidade de gaiolas chamou a atenção dos agentes, sendo que a maioria abrigava mais de um pássaro.
“Cada cômodo que a gente entrava encontrava pásssaros. Estavam escondidos, com pouca luz, pouca água, alguns faltava alimentação. Tem um local que é úmido e era insalubre para os bichos”, relatou o guarda Campagnollo.
LEIA TAMBÉM
Sequestro termina com perseguição, acidente e bandido morto em Campinas
PF faz operação para rastrear bens comprados com roubo de US$ 5 milhões em Viracopos
Em um corredor estreito, foram encontradas dezenas de gaiolas com condições precárias de abrigo, e com entulho e sujeira no local.
Segundo a Guarda, em depoimento o homem declarou que tinha os animais como hobbie. Ele foi detido, prestou depoimento na delegacia e foi liberado, sendoconsiderado responsável legal pelos animais. O local passou por perícia e os pássaros foram mantidos na residência até a polícia decidir pelo novo local onde serão abrigados.