*Matéria atualizada no dia 07/08/2022 às 14h28 depois de recebermos o posicionamento da Prefeitura de Campinas
Um incêndio atingiu novamente um dos antigos prédios do curtume na Vila Industrial, em Campinas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram por volta das 21h30 de sábado (06) e o fogo foi totalmente controlado cerca de 45 minutos depois. Ninguém ficou ferido e a Defesa Civil não foi acionada.
Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que o imóvel é particular e a responsabilidade por manter as condições de segurança, estabilidade e salubridade do prédio é do proprietário. Nesta segunda-feira (8), a Secretaria de Planejamento e Urbanismo enviará equipe de fiscalização ao local para verificar a situação.
Ainda na nota, a administração municipal diz que no último dia 26 de julho, o proprietário foi notificado e intimado a tomar as providências, inclusive providenciar o fechamento da área para evitar acesso de pessoas. Conforme legislação vigente o dono do imóvel tem 30 dias para tomar as providências. Na ocasião, também foi feita a interdição total do edifício.
INCÊNDIO EM JULHO
Não é a primeira vez que o prédio, que fica na Av. Dr. Carlos de Campos, é atingido por chamas. Na manhã do dia 26/07, o local passou por um outro incêndio e ruas próximas precisaram ser interditadas por causa da quantidade de fumaça.
Na ocasião, ninguém ficou ferido e os bombeiros disseram que o fogo se alastrou rapidamente por causa da quantidade de entulho e de madeira que existem dentro do prédio. Sobre essa ocorrência, a Prefeitura de Campinas informou que o imóvel é particular e é responsabilidade do proprietário manter as condições de segurança do local.
LEIA MAIS
Vídeo: Carro pega fogo em estrada que liga Valinhos a Itatiba
Dia dos Pais: Campinas deve ter aumento de vendas; já RMC prevê queda
Confira a previsão do tempo para este domingo em Campinas
VIZINHANÇA SE INCOMODA COM ABANDONO
Em julho, a reportagem do Acidade On mostrou que pelo menos dois prédios abandonados, que faziam parte de antigos curtumes desativados na Vila Industrial, em Campinas, estavam preocupando os vizinhos da construção, que fica na Avenida Doutor Carlos de Campos.
Segundo um morador que não quis se identificar, há algum tempo é possível notar pessoas entrando nos prédios, o que aumenta a sensação de insegurança. Essas pessoas seriam usuários de drogas: “Já invadiram minha casa, tentaram levar objetos da minha casa mesmo. A gente sai pra trabalhar de manhã e fica pensando no que pode acontecer porque tem gente invadindo os prédios abandonados”, relatou.
Nas imagens feitas no local pela EPTV, foi possível ver a facilidade com que as pessoas entram no prédio, já que há um portão aberto, sem grade e sem cadeado.
Dentro da construção, há muita sujeira, embalagens de comidas como salgadinhos e marmitas, além de resquícios de uma pequena fogueira. Também é possível encontrar garrafas de bebidas, entulhos e até mesmo calçados e roupas.
Ainda dentro do prédio, há diversos microtubos usados para a venda de drogas como cocaína, além de partes de latas de alumínio, usadas para o consumo de crack.
A construção está bastante danificada e com pichações. No telhado, diversas telhas estão faltando, mas sem pedaços no chão, o que indica que elas foram retiradas e levadas.
Em nota, A Prefeitura de Campinas ressaltou que esses imóveis são particulares. Mesmo assim, foi feita uma vistoria recente no local e não foram encontrados focos de criadouro do mosquito da dengue. (LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI)
LEIA TAMBÉM
Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no primeiro semestre