A secretaria de Saúde de Indaiatuba vai oferecer testagem rápida e gratuita para sífilis no dia 20, no Ambulatório de Especialidades da Mulher, e no dia 26, na Unidade Básica de Saúde Campo Bonito. Os exames são gratuitos e fazem parte da Campanha de Mobilização para Prevenção da Sífilis e Sífilis Congênita.
A sífilis é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) causada pela bactéria Treponema pallidum. Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.
Além da transmissão em relação sexual, bebês também podem se contaminar durante a gestação ou parto. Neste caso, é a sífilis congênita e a criança pode ter sequelas e até mesmo morrer, além do risco de aborto durante a gravidez da mãe. Por causa disso, as gestantes devem realizar o pré-natal para que a transmissão para o recém-nascido seja evitada.
CASOS NO BRASIL
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no primeiro semestre de 2021 foram registrados cerca de 64,3 mil casos de sífilis em todo o país. O índice é 16 vezes maior do que foi notificado em 2010. Naquele ano, 3.936 pessoas foram diagnosticadas com a doença.
Já em Indaiatuba, onde terá a testagem grátis, foram registados 95 casos de sífilis neste ano. O diagnóstico foi realizado em 43 homens e 52 mulheres com idade entre 15 e 64 anos.
PREVENÇÃO
O uso correto da camisinha feminina ou masculina é a principal maneira de se prevenir da sífilis. Outra forma para reduzir a transmissibilidade é diagnosticar precocemente a infecção, por meio dos testes rápidos que estão disponíveis nas Unidades de Saúde.
Em relação à sífilis congênita, o principal método de prevenção é o pré-natal e o acompanhamento das gestantes e suas parcerias sexuais durante a gestação.
SINTOMAS
Os sintomas da sífilis variam conforme o estágio da doença:
Sífilis primária
Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias. Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha.
Sífilis secundária
Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.
Sífilis latente
Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.
Sífilis terciária
Pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção. Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
SERVIÇO
Teste rápido para sífilis em Indaiatuba,
Data: 20 e 26/10, das 8h às 12h
Local e horário: 20/10 – Ambulatório de Especialidades da Mulher, Avenida 9 de Dezembro, 460 – Jardim Pedroso (anexo à UniMAX). 26/10 – UBS Campo Bonito, Avenida Ottilia Ferraz de Camargo – Parque Campo Bonito das 8h às 12h.