Uma iniciativa vai destinar R$ 10 mil, além de consultoria, para o projeto que apontar as melhores soluções para os desafios locais de Campinas. Poderão participar ONGs, pessoas físicas e startups. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31 pela internet (saiba mais abaixo).
O prêmio, batizado de “Os Movimentos das Cidades”, é feito pela agência Virtù em parceria com o CLP (Centro de Liderança Pública) e apoio do Grupo CCR. Além de Campinas, Sorocaba, Osasco, Barueri, Louveira, Tatuí, Águas da Prata, Avaré, Itapeva e Bragança Paulista também participam da iniciativa.
DESAFIOS
Um estudo realizado pela parceria mostrou que Campinas é uma cidade inovadora e com infraestrutura de ponta. Entretanto, ainda apresenta desafios na baixa cobertura de saúde e na burocracia, que coloca alguns obstáculos para quem quer investir em novos negócios.
Segundo o levantamento do CLP, para se abrir uma empresa na cidade leva-se em torno de 16 dias, enquanto a média nacional é de quatro. Esses e outros desafios podem ser temas para o projeto de melhoria local que será inscrito na premiação.
COMO PARTICIPAR
Poderão participar ONGs, pessoas físicas e startups que não estejam ligadas ao poder público e que tenham projetos urbanos com engajamento público, privado e cívico, para solucionar os desafios da cidade.
As inscrições podem ser feitas até 31/12/2021. O regulamento completo está no site movimentosdascidades.grupoccr.com.br
A seleção será feita por meio de um Comitê Técnico formado por integrantes da Rede de Lideranças do CLP. O prêmio irá selecionar uma iniciativa vencedora em cada uma das dez cidades paulistas participantes do estudo.
Os ganhadores vão receber seis semanas de mentoria e R$10.000,00 para serem investidos no desenvolvimento da solução. Haverá, em janeiro de 2022, um evento na sede da CCR em São Paulo para premiar os vencedores, com apresentação de Marcelo Tas.