Entre o fim desta terça (2) e a quarta-feira (3), uma área de baixa pressão próxima à costa da Região Sudeste dá origem a uma nova frente fria, que avança e intensifica a instabilidade no centro-sul do país. Com o suporte da umidade amazônica, o sistema se torna ainda mais forte — cenário típico de tempestades severas nesta época do ano.
Por conta desse cenário, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja de perigo para tempestades em boa parte do estado de São Paulo, incluindo o interior e a região de Campinas. Entre os riscos previstos estão chuva entre 30 e 60 mm/h, acumulados diários que podem chegar a 100 mm, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
Regiões afetadas pelo alerta do Inmet
Segundo o Inmet, o aviso engloba diversas áreas do interior paulista, incluindo:
- Campinas
- Piracicaba
- Ribeirão Preto
- Araraquara
- Vale do Paraíba Paulista
- São José do Rio Preto
- Marília
O alerta é válido até 10h de quarta-feira (3).
Que horas vai chover?
De acordo com previsões meteorológicas, a chuva deve ocorrer principalmente entre 16h e 22h desta terça-feira. Na quinta-feira (4), há nova janela de instabilidade no mesmo período, com pancadas isoladas.
Mesmo com a chegada da frente fria, as temperaturas seguem altas, com máximas de 30°C nesta terça e 28°C na quarta.
Riscos associados: vento, energia e alagamentos
O alerta laranja indica possibilidade de:
- Alagamentos e enxurradas em áreas vulneráveis;
- Queda de árvores e danos causados pelo vento;
- Interrupção no fornecimento de energia;
- Granizo, que pode afetar telhados, veículos e plantações.
Recomendações da Defesa Civil
- Acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil;
Evite locais com histórico de alagamentos;
Não tente atravessar ruas alagadas;
Não estacione sob árvores ou estruturas metálicas;
Recolha objetos soltos em áreas externas;
Durante tempestades com raios, evite locais abertos e contato com água; - Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro e ligue para o 193.
Como receber alertas de risco
Cell Broadcast: Mensagens sonoras enviadas automaticamente para celulares 4G e 5G dentro da área de risco — sem necessidade de cadastro.
SMS: Envie o CEP para 40199 e receba avisos gratuitos.
Canais de emergência
- 199 – Defesa Civil
- 118 – Emdec (trânsito)
- 193 – Corpo de Bombeiros
- 156 – Prefeitura (vistoria de árvores)
Quando a chuva perde força?
Na quinta-feira (4), a frente fria avança para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, diminuindo sua influência em São Paulo.
A partir de sexta (5), o tempo volta a abrir: sol, aumento de temperatura e clima abafado, sem previsão de novas chuvas fortes no fim de semana.
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
LEIA TAMBÉM
Defesa Civil emite alerta de risco de tempestade para Campinas
Entenda o que vai mudar nas escolas da rede estadual em 2026