As interdições de clínicas de estética em Campinas dispararam neste ano. De acordo com balanço da secretaria de Saúde, dez espaços foram fechados pela Vigilância Sanitária entre janeiro e agosto de 2025, contra apenas uma interdição registrada no mesmo período de 2024. O aumento representa 900%.
Além disso, 23 clínicas odontológicas — incluindo aquelas que também realizam procedimentos estéticos — foram interditadas nos oito primeiros meses deste ano. O número já equivale a 92% do total de 2024, quando foram 25 interdições.
Principais problemas
Segundo a Vigilância Sanitária, os problemas mais recorrentes são ausência de licença sanitária, falta de habilitação profissional, estrutura física inadequada e higiene precária.
No caso das clínicas odontológicas, os fiscais também encontraram ausência de plano de proteção radiológica e falhas no controle de qualidade de imagens.
As clínicas de estética costumam oferecer serviços como limpeza de pele e aplicação de botox para suavizar linhas de expressão no rosto. Segundo dados, existe uma concentração maior em bairros como Centro, Taquaral e Cambuí, mas os problemas são observados em todas as regiões de Campinas.
Como escolher uma clínica segura
A Vigilância Sanitária orienta que o público observe alguns pontos antes de contratar serviços em clínicas de estética ou odontológicas:
- limpeza e higiene do local;
- habilitação/autorização do profissional;
- licença sanitária válida e exposta ao público;
- uso de materiais descartáveis e esterilizados;
- validade e conservação dos produtos aplicados.
- Outra recomendação é desconfiar de preços muito abaixo do praticado no mercado.
“Esse acesso à informação faz com que as pessoas busquem mais a Vigilância Sanitária, denunciem, porque elas passam a reconhecer quais são as irregularidades”,
explica a coordenadora departamental da Vigilância Sanitária, Ana Heloísa Vieira.
De acordo com ela, sempre que há uma interdição, o objetivo é proteger a saúde das pessoas. “Pode ser uma coisa mínima e isso é menos pior ou um problema grave mesmo de saúde por falta de higiene, por falta de produto adequado. Pode causar uma infecção, isso pode trazer vários outros problemas e a pessoa pode, de fator, ter mesmo uma complicação severa de um processo de trabalho errado”, afirma.
Como denunciar
Irregularidades podem ser comunicadas à Prefeitura pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp (19) 2116-0156.
Outras orientações estão disponíveis pelo telefone (19) 2515-7134 ou pelo e-mail devisa.sanitaria@campinas.sp.gov.br.
Caso recente
No dia 11 de junho, uma clínica de estética facial e corporal no Cambuí foi interditada após denúncias de funcionamento sem alvará. No local, foram encontradas outras irregularidades como produtos vencidos, descarte irregular e esterilização inadequada de instrumentos. Na época, a clínica informou que estava colaborando com as autoridades e tomando as medidas necessárias. A situação foi regularizada e a clínica reaberta.


Dados de interdições de clínicas em Campinas
Clínicas de estética
• 2024 (jan-ago): 1 interdição
• 2025 (jan-ago): 10 interdições (+900%)
Clínicas odontológicas
• 2024 (total): 25 interdições
• 2025 (jan-ago): 23 interdições (92% do total do ano passado)
Fonte: Secretaria de Saúde de Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Faculdade de Odontologia faz capacitação para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica
Primeira feira brasileira de compostagem acontecerá em Piracicaba; confira programação