Apesar das tardes seguirem com temperaturas em elevação em boa parte do estado de São Paulo, as noites e madrugadas continuam geladas. Esse cenário de baixas temperaturas no início do dia colocou algumas cidades do Interior paulista em alerta de perigo potencial para geada, que consiste na formação de uma fina camada de gelo em vegetações e no solo.
O aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) vale partir da meia-noite até as 7h deste domingo (21). O alerta aponta para risco leve de perda de plantações, além de temperatura mínima podendo chegar a 3°C durante o período.
Cidades do Interior de SP com risco de geada
O alerta de geada do Inmet contempla 15 cidades do Interior de SP, próximas à divisa com os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, nas regiões de Campinas, Vale do Paraíba Paulista e Macro Metropolitana Paulista.
Veja os municípios:
- Cachoeira Paulista
- Campos do Jordão
- Cruzeiro
- Guaratinguetá
- Joanópolis
- Lavrinhas
- Monteiro Lobato
- Pedra Bela
- Pindamonhangaba
- Piquete
- Queluz
- Santo Antônio do Pinhal
- São Bento do Sapucaí
- São José dos Campos
- Vargem
Fenômeno comum no Inverno
Geadas são comuns no inverno, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O fenômeno ocorre quando a temperatura se aproxima de 0°C e consiste na formação de uma fina camada de gelo em vegetações e no solo, podendo levar à perda de plantações.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Temperaturas caem e pode registrar mínima de 10°C em Piracicaba no final de semana
Prefeitura anuncia medidas para evitar novas mortandades de peixes no Rio Piracicaba