- Publicidade -
CotidianoInverno começa amanhã com previsão de frentes frias em Campinas; veja quando

Inverno começa amanhã com previsão de frentes frias em Campinas; veja quando

Apesar de ondas de frio, meteorologista do Cepagri prevê temperaturas ligeiramente acima da média até o fim de setembro

- Publicidade -

 

O Inverno começa nesta quarta-feira (21) com previsão de duas frentes frias em Campinas já no próximo mês. Apesar disso, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, os próximos três meses da estação devem ser marcados por ondas de frio mais curtas e temperaturas acima da média por conta do fenômeno El Niño.

“O El Niño já está configurado e, para a região Sudeste do Brasil, está associado às anomalias de temperaturas. Ele deixa tanto os invernos quanto os verões com as temperaturas acima da média. Isso, evidentemente, em longo prazo, porque não se descarta a ocorrência de ventos de frio de forma mais pontual e menos intensa e duradoura”, explica o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy.

Mas mesmo com a expectativa por índices mais altos dos que os níveis registrados historicamente na cidade e na região, Bainy pontua que os moradores de Campinas não escaparão das ondas de temperaturas baixas. “A gente pode ter ondas de frio pontualmente intensas e que não durem tantos dias, porque as temperaturas voltam a subir de forma mais rápida”, diz.

LEIA TAMBÉM

Luzes ‘misteriosas’ são vistas no céu e intrigam moradores da região; veja imagens

Veja os concursos públicos abertos na Prefeitura de Campinas

- Publicidade -

 

FRENTES FRIAS E CHUVAS

Além das ondas de frio mais curtas, duas frentes frias principais devem ocorrer ao longo de julho, de acordo com a previsão estendida feita pelo Climatempo. Os dias e a duração de cada uma ainda não foram especificadas, mas o serviço de meteorologia também espera índices de chuva acima da média para o Inverno, situação que pode contribuir para melhorar a umidade relativa do ar.

PRIMEIROS DIAS

Mas enquanto julho não chega, os primeiros dias da estação mais fria do ano devem ser de sensação térmica baixa por conta da ação dos ventos e os períodos maiores de sombra, segundo o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy. Em meio a isso, porém, os termômetros devem voltar a subir, saindo de máximas em torno de 24°C e chegando até os 28°C no próximo fim de semana.

“As temperaturas de agora, especialmente as mínimas, geralmente são associadas ao frio (abaixo de 12 ou 13ºC) – e não deve fugir muito disso até o final do mês, mesmo que as mínimas subam um pouco lá por quinta-feira. As máximas já estão bem agradáveis, chegamos aos 24ºC, e nos próximos dias devem manter elevação gradual. Talvez, no final de semana tenhamos máximas em torno de 27 ou 28ºC”, informa o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.

 

LEIA MAIS

Cenoura e mamão têm a maior queda média de preço no atacado

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -