A cidade de Jaguariúna registrou o maior saldo positivo na criação de novos empregos com carteira assinada dentre as nove cidades pertencentes ao Circuito das Águas durante o mês de fevereiro, segundo dados divulgados pelo Novo Caged. De acordo com o balanço, foram geradas 1.684 vagas no período, contra 1.074 demissões. Com isso, Jaguariúna registrou um saldo de 610 postos de trabalho.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna, Lúcio Tomasiello, o número positivo do último mês é um reflexo da vinda de novas empresas ao município.
“Os dados indicam uma recuperação em relação aos empregos perdidos durante a pandemia, onde perdemos por volta de 1.200 vagas e viemos recuperando até zerarmos isso no começo de fevereiro deste ano. Essa foi a primeira meta estabelecida pelo prefeito Gustavo Reis, e terminamos o mês com, aproximadamente, 200 vagas positivas de saldo no ano”, relata o secretário Lúcio Tomasiello.
A estância de Holambra aparece logo em seguida, com um saldo positivo de 599 vagas, com 822 admissões no mês de fevereiro. Os municípios de Amparo e Pedreira surgem nas posições seguintes, com saldos positivos de 139 e 138 oportunidades geradas, respectivamente.
De acordo com os dados do Novo Caged, nenhuma cidade pertencente ao Circuito registrou um saldo negativo de vagas durante o período. Entretanto, Monte Alegre do Sul tem o índice mais baixo de geração de novos empregos, com um saldo positivo de apenas cinco vagas. Confira os detalhes por cidade abaixo.
Dados do Novo Caged por município:
*Águas de Lindoia – Admissões: 176/ Demissões: 131 (Saldo de 45 vagas);
*Amparo – Admissões: 829/ Demissões: 690 (Saldo de 139 vagas);
*Holambra – Admissões: 822/ Demissões: 223 (Saldo de 599 vagas);
*Jaguariúna – Admissões: 1.684/ Demissões: 1.074 (Saldo de 610 vagas);
*Lindoia – Admissões: 93/ Demissões: 44 (Saldo de 49 vagas);
*Monte Alegre do Sul – Admissões: 35/ Demissões: 30 (Saldo de 5 vagas);
*Pedreira – Admissões: 614/ Demissões: 476 (Saldo de 138 vagas);
*Serra Negra – Admissões: 175/ Demissões: 153 (Saldo de 22 vagas);
*Socorro – Admissões: 293/ Demissões: 200 (Saldo de 93 vagas).
Atividades econômicas do Circuito
No que diz respeito às atividades da economia na qual cada cidade pode atuar, existem cinco setores: Agropecuária, Comércio, Construção, Indústria e Serviços. Dentre as nove cidades do Circuito das Águas, apenas as estâncias de Holambra e Socorro possuem saldos positivos em todas as cinco atividades.
Em Holambra, o destaque da geração de novos empregos com carteira assinada está no setor de serviços, que possui um percentual de 19,69%. Já em Socorro, o maior valor está na atividade de comércio, que possui uma variação de 1,78%.
A agropecuária é um setor nulo em Águas de Lindoia e Lindoia, assim como a construção em Monte Alegre do Sul. O município de Pedreira possui saldo negativo apenas em agropecuária, que possui percentual de – 2,44%.
Águas de Lindoia tem saldo positivo em comércio e indústria, assim como Amparo e Monte Alegre do Sul. Já em Jaguariúna, os percentuais possuem valores positivos nos setores de comércio e serviços.
A estância de Lindoia possui um saldo positivo nas atividades de comércio, construção, indústria e serviços. Além disso, a cidade tem destaque para o setor de construção, que representa um percentual de 12,61%.
Em Serra Negra, o destaque é o saldo negativo no setor da construção, que registrou um percentual de – 9,09% durante o mês de fevereiro. Em contrapartida, a cidade tem saldos positivos em serviços, indústria e comércio.