Uma jiboia de dois metros de comprimento foi resgatada, na tarde desta quinta-feira (16), após ficar prensada no portão de uma casa no bairro Paiquerê, em Valinhos. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, o animal estava em situação de risco e a corporação foi acionada pelos moradores da residência por volta das 13h. Ela estava tentando entrar na casa em busca de alimentos, segundo especialista – leia abaixo.
Segundo o Soldado Alisson Paparelli, o casal que mora na casa estava calmo com a situação e acionou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. O animal foi capturado sem ferimentos e foi libertado em uma área de mata de Valinhos.
LEIA TAMBÉM
Motorista é feito refém durante roubo de carga de R$ 28 mil em Campinas
ESPÉCIE E HABITAT
De acordo com o biólogo Marcelo Tonini, a jiboia é uma constritora e não é peçonhenta. Por não possui peçonhas que liberam veneno, ela é de uma espécie que enrola e aperta as presas até que a vítima morra por falta de circulação de sangue ou ar.
Com costumes solitários, as jiboias se alimentam de pequenos mamíferos e roedores, como ratos. Para o biólogo, a cobra estava à procura de comida quando invadiu a casa em Valinhos.
“Neste caso, acredito que ela foi até a casa atrás de ratos. Ela veio ou pelo esgoto ou pela mata. Ela é comum nesses casos de se aproximar das pessoas para tentar encontrar presas. Ela vem atrás do cheiro”, explica.
Devido ao tamanho, Marcelo estima que o animal capturado seja um macho. Segundo o biólogo, as jiboias costumam viver em florestas onde existam animais, como aves, roedores e mamíferos.
“Adora um rato de cidade se encontrar, por isso em alguns casos acabam vindo nas casas”, comenta.
Apesar de causar medo e repulsa na maior parte das pessoas, Tonini explica que as cobras são animais importantes para o controle de pragas, principalmente ratos que atacam lavouras.
Em caso de encontrar um animal exótico ou ferido, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Além disso, nunca tente se aproximar ou capturar o animal sozinho.
LEIA MAIS