O Hospital Municipal Waldemar Tebaldi, em Americana, informou na tarde desta quarta-feira (5) que o protocolo de confirmação de morte encefálica do jogador Pedro Severino, do sub-20 do Red Bull Bragantino, foi suspenso após o atleta apresentar tosse, um reflexo que indica atividade neurológica.
Segundo o hospital, o jogador permanecerá com sedação, ventilação mecânica e uso de noradrenalina, além de receber antibióticos otimizados para prevenir infecções. O protocolo poderá ser reaberto caso ele não apresente mais nenhum reflexo.
“A equipe do Hospital Municipal está comprometida em oferecer respaldo e acolhimento dos familiares, para que todos acompanhem de perto todo atendimento prestado ao jovem”,
informou o hospital.
O protocolo para confirmação da morte encefálica do jogador havia sido iniciado na tarde de terça-feira (4), com exames clínicos realizados por dois médicos diferentes, em um intervalo mínimo de uma hora, além de um teste de apneia e exames complementares.
Em nota, o RB Bragantino informou que Pedro deve ser transferido para outro hospital assim que o seu quadro for estável – veja nota na íntegra abaixo.
O acidente com atletas do Bragantino
Pedro Severino, de 19 anos, foi socorrido após um acidente na Rodovia Anhanguera na madrugada de terça-feira (4). A colisão aconteceu por volta das 5h21, na pista sentido sul. O jogador estava no banco do passageiro quando o carro em que viajava bateu na traseira de um caminhão.
No veículo, também estava Pedro Castro, de 18 anos, colega de equipe, que sofreu apenas ferimentos leves e já recebeu alta. O motorista do carro, contratado para levar os jogadores de Ribeirão Preto até o Centro de Treinamento do Bragantino, em Atibaia, não ficou ferido.
Em depoimento à Polícia, ele afirmou que que dormiu ao volante, o que resultou na colisão traseira com um caminhão.
LEIA MAIS: Motorista diz que dormiu antes de acidente que deixou jogador do Bragantino em estado grave
Respirando com ajuda de aparelhos
Pela manhã, o hospital havia informado que Pedro respirava com ajuda de aparelhos, após o início da retirada da sedação na madrugada desta quarta-feira. O estado de saúde do atleta ainda é considerado gravíssimo, segundo o hospital.
VEJA TAMBÉM: Hospital retira sedação e jogador do Bragantino respira com a ajuda de aparelhos
Nota do RB Bragantino
Em nota, o RB Bragantino afirmou que o atleta deve ser transferido para outro hospital. Veja comunicado na íntegra:
“O atleta Pedro Severino segue internado em estado grave na UTI do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. Ele vem sendo acompanhado pelo Doutor Ricardo Ansai, referência do clube em neurocirurgia, e será providenciada a remoção para outro hospital assim que o seu quadro for estável.”
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Projeto da Unicamp oferece 350 vagas para cursinhos pré-vestibulares; saiba como participar