O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), nomeou nesta segunda-feira (7) a jornalista Rose Guglielminetti como secretária municipal de Comunicação. A nova titular já atuava como diretora da área desde maio. Com isso, a cidade passa a ter sete pastas chefiadas por mulheres (leia mais abaixo).
“Este é um grande desafio. Minha carreira foi toda construída na iniciativa privada e agora estou tendo a chance de conhecer e atuar no setor público. É, sem dúvidas, um grande desafio”, disse Rose no comunicado sobre a mudança.
Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas e pós-graduada em Marketing, Negócios Internacionais, Jornalismo Literário e Psicanálise, Guglielminetti tem na carreira a atuação como repórter nos jornais Diário do Povo e Correio Popular e na Agência de Notícias Anhanguera. Além disso, foi editora-executiva da TV Bandeirantes de Campinas, do Jornal Metro e do site Bandmulti.
Rose também foi apresentadora e comentarista de programas jornalísticos da Rádio Bandeirantes de Campinas, além de atuar como comentarista de política da BandNews FM e responsável pelo Blog da Rose por cerca de 20 anos.
Mulheres na gestão
Além da secretaria de Comunicação, Campinas tem atualmente sete secretarias chefiadas por mulheres: Administração, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Cultura e Turismo, Urbanismo, Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.
Atualmente, dos 15.578 servidores de Campinas, 10.709 são mulheres e 4.869 são homens. Só Saúde e Educação, juntas, somam 8.291 profissionais mulheres.
LEIA TAMBÉM
Vídeo mostra dupla invadindo e furtando 10 salas comerciais em Campinas
Morre a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos
Quem sai
Responsável pela secretaria de Comunicação nos últimos 10 anos e sete meses, Luiz Guilherme Fabrini, deixa o cargo para assumir a Gerência de Comunicação da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento), empresa responsável pelos serviços d água e tratamento dos esgotos no município.
Jornalista formado pela PUC-Campinas, com especialização em Comunicação Pública pelo Centro Universitário UniMetrocamp, Fabrini foi diretor de Jornalismo do SBT, em Brasília, e trabalhou nos veículos Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Correio Popular, Diário do Povo e também na EPTV.
Dirigiu a Comunicação da Câmara Municipal de Campinas (na gestão do presidente Dário Saadi) e da secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Além disso, é autor do livro “Grama – a Biografia de Magalhães Teixeira” e coordenador do livro “Campinas, 240 anos de história”.
LEIA MAIS
Cúpula pretende firmar acordo para evitar ponto de não retorno da Amazônia