O homem suspeito de ter iniciado o incêndio no Pico das Cabras, em Campinas, teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva durante audiência de custódia realizada nesta quarta-feira (11). Ele foi encaminhado ao 12º DP (Distrito Policial), no distrito de Sousas, na tarde de ontem (10), após os policiais encontrarem uma estopa e outros materiais inflamáveis dentro de seu veículo.
O suspeito tem 47 anos e a Polícia Civil informou que ele nega ter iniciado o incêndio no local.
“Ele nega ter cometido o crime, mas, pelas evidências levantadas, o carro dele foi visto em vários locais de focos de incêndio. Temos provas concretas de que ele foi o responsável”, disse o delegado José Roberto Rocha Soares.
Segundo ele, o homem preso pode estar passando por dificuldades pessoais.
Incêndio no Pico das Cabras
O incêndio começou na noite de segunda-feira (9) e ainda apresenta focos ativos. Desde então, bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar trabalham no combate às chamas, com o apoio de caminhões-pipa da Sanasa, empresa de saneamento da cidade.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, um dos problemas para o combate às chamas é a reignição, ou seja, o reacendimento de focos que já foram extintos.
“É uma situação sem precedentes. Qual é o grande diferencial? É a alta temperatura. Além da baixa umidade relativa do ar, nós nunca tivemos tanto tempo com alta temperatura. Aí você tem a propagação do vento e é uma situação muito difícil, bastante adversa”, explicou.
Localizado no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, o Pico das Cabras é um refúgio de natureza e biodiversidade em plena metrópole. O parque abriga importantes reservas de mata nativa, que representam um terço da área total da cidade. Esse ambiente preserva uma rica diversidade de espécies, com várias endêmicas ou ameaçadas de extinção.
Qual a extensão da área queimada no Pico das Cabras?
De acordo com a Defesa Civil, não há estimativa exata da extensão total de área queimada porque o fogo teve início em outros municípios, como Morungaba e Itatiba. Mas pelo menos 150 alqueires de área de preservação ambiental foram destruídos pelas chamas.
Além disso, o incêndio passou muito perto do entorno do Observatório Municipal Jean Nicolini, referência no Brasil em astronomia, queimando a área de mata do Museu Aberto de Astronomia, vizinho à estrutura. Por conta disso, a administração do local declarou o fechamento temporário do espaço até amanhã (12). Na sexta-feira (13), será feita nova avaliação sobre a abertura do local ao público.
“As condições atmosféricas geradas pelo fogo comprometem gravemente a visibilidade para observações astronômicas, tornando inviável a utilização dos equipamentos de observação. Além disso, as condições das estradas de acesso ao observatório foram afetadas, representando risco à segurança dos visitantes”, diz o comunicado.
O fogo perto do Pico das Cabras também atingiu pelo menos duas fazendas e uma área florestal perto da Estrada do Capricórnio. Por motivo de segurança, os moradores foram orientados a não acessar o local.
Novo alerta de incêndios
Em meio ao combate a focos de incêndio na região do Pico das Cabras, a Defesa Civil divulgou na tarde desta terça-feira (10) um novo alerta à população para o risco de incêndios florestais entre esta quarta-feira (11) e sábado (14) na região de Campinas.
“Temperaturas altas, com máximas na casa dos 34°C, umidade do ar abaixo de 25% e rajadas de vento serão favoráveis para o início espontâneo, propagação e intensificação de incêndios florestais”, diz o órgão.
*Com informações de Júnia Vasconcelos/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Sexta-feira 13 tem passeio noturno gratuito em cemitério de Piracicaba; veja como participar