A secretaria de Saúde de Campinas informou que o Laboratório Municipal retomou, na manhã desta quarta-feira (17), a coleta de exames de rotina. Esse serviço estava suspenso desde a última sexta-feira (12) por conta de uma atualização no sistema de informação da unidade.
Entenda a suspensão da coleta de exames no Laboratório Municipal
De acordo com a Pasta, a troca do sistema de informação tem como objetivo modernizar e agilizar as análises usadas em diagnósticos e tratamentos de pacientes do SUS Municipal.
Durante este período de suspensão, foram mantidos apenas os exames de urgência, pré-cirúrgicos, de queixas agudas e outros considerados inadiáveis após classificação de risco.
A Prefeitura informou que enviou um comunicado para os pacientes que estavam agendados para fazer a coleta, porém, muitos informaram que foram pegos de surpresa ao chegarem para o exame no local na última sexta (12) – veja mais abaixo.
Como reagendar os exames?
A Prefeitura orienta que o paciente que precisa reagendar exames por conta da suspensão deve procurar pelo centro de saúde de referência. No caso de demanda espontânea, basta comparecer à unidade nos dias e horário de coleta.
Pacientes foram pegos de surpresa
A moradora Rita de Cássia Oliveira foi uma das pacientes que acabou sendo pega de surpresa com a suspensão da coleta de exames no Laboratório Municipal.
Ela descobriu recentemente um problema no seu rim direito e precisava entregar a coleta de urina e fezes para a análise do laboratório. Quando chegou ao CS (Centro de Saúde) Guanabara, por volta das 7h da sexta-feira (12), deu de cara com a porta.
“Colhi em casa exame de urina, fezes, cheguei aqui e não consegui. eu não fui avisada. Eu e mais um monte de gente que estava aqui, imagina em todos os postos. A quantidade de pessoas que voltou para casa sem fazer os exames. Eu acho isso um absurdo, porque isso é saúde”, contou à EPTV Campinas.
Assim como ela, outras pessoas também tiveram o mesmo problema.
Sobre o caso específico da moradora Rita de Cássia Oliveira, a Prefeitura disse que os pacientes que estavam com exames agendados foram avisados previamente e que não é possível comunicar previamente quem é demanda espontânea.
“A paciente passou por consulta em 19 de junho. Na ocasião, foram pedidos exames de rotina. Na manhã desta sexta-feira, 12 de julho, a paciente esteve no CS Guanabara para agendar nova consulta e apresentar o resultado do ultrassom”, reiterou.
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Vacinação para cães e gatos será neste sábado em São Pedro
Caminhão carregado com óleo lubrificante pega fogo na Bandeirantes