Imagens capturadas por câmeras de segurança flagraram um furto pouco convencional na noite de domingo (30), em Campinas. Um homem utilizou uma árvore como ‘escada’, na Vila Nogueira, para furtar cabos de fiação em um poste. O ladrão que parecia ter a cabeça e os braços “brotando” do meio de uma árvore chegou a segurar um alicate na boca para facilitar o crime.
O furto de ontem aconteceu pouco antes das 23h na Rua Cândido Portinari. No vídeo, é possível ver o homem, que aparece no meio do arbusto da árvore, após escalá-la. No vídeo é possível ver a cabeça e os braços do ladrão saindo do meio da folhagem.
Já no alto ele consegue se aproximar da fiação, segura o cabo com uma das mãos, enquanto com a outra, segura um alicate e começa a cortar o cabo. Ainda no vídeo dá pra ver outro homem aguardando o comparsa. Ele está com um capuz que esconde seu rosto. A fiação é retirada com a ajuda do comparsa.
A ação durou cerca de um minuto, e moradores relatam que os furtos como esse são frequentes no bairro, e chegam a acontecer até duas vezes na semana.
RECLAMAÇÕES
Os casos frequentes de furtos geram reclamações de moradores do bairro, que têm prejuízos após as ações criminosas. “Mais uma vez ficamos sem telefone, essa ação é recorrente. Minha mãe é idosa, eu dependo do telefone fixo “, afirmou uma moradora à reportagem da EPTV Campinas.
No dia 24 do mês passado, outra ação semelhante foi registrada em outra rua do mesmo bairro. “Isso é rotina, constantemente, já aconteceu dois, três dias seguidos. Desde maio começou isso. Eu trabalho com telefone. Eles demoram duas semanas para consertar e quando consertam cortam de novo. Fico sem trabalhar”, reclamou outra moradora.
Com boletins de ocorrências registrados na Polícia Civil, moradores relatam também casos de furtos em garagens e em carros.
O QUE DIZEM OS RESPONSÁVEIS?
Procurada pela reportagem, a Guarda Municipal de Campinas informou que realiza patrulhamento no local e vai reforçar a ronda.
“Nesta região foram desencadeadas operações nas últimas semanas para coibir ilícitos. Quanto ao furto de fios de cobre, Campinas tem uma legislação que proíbe o comércio deste material e a GM fiscaliza pontos de venda de recicláveis para inibir a receptação destes objetos furtados”, informou em nota.
Segundo a corporação, as ações de segurança pública são planejadas conforme as estatísticas criminais, direcionando o patrulhamento para as regiões onde tem mais denúncias de crimes. Por isso, é importante que a população denuncie estes crimes, seja pelo telefone 153 da Guarda Municipal ou registrando um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.
Já a Vivo informou que furtos, roubos e vandalismo de equipamentos e cabos impactam diretamente os serviços de telecomunicações, prejudicando a população e serviços públicos.
“A empresa informa que enviará a sua equipe técnica para avaliar as condições do local e regularizar o serviço no menor prazo possível”, afirmou em nota.