*Com informações da EPTV Campinas
A água da lagoa no interior do Bosque dos Jequitibás, em Campinas, está com a coloração verde e chamou a atenção dos visitantes do local. Preocupados com a situação da água, eles questionam a manutenção do local.
Alguns frequentadores gravaram vídeos e enviaram para a reportagem da EPTV Campinas.
Nas imagens é possível ver uma camada de algum resíduo bastante espesso sobre a água, que lembra uma espuma verde.
LEIA TAMBÉM
Operação prende integrantes de quadrilha envolvida em morte de GM
Polícia cumpre mandados contra esquema de fraude no ICMS
Mesmo com a cor diferente, os animas continuam a usar o espaço apesar da condição da lagoa. Nas imagens é possível ver que o jacaré e outros animais nas margens da lagoa estão cobertos por essa substância verde.
“Nunca vi assim, será que foi a chuva. Parece que está meio abandonado”, afirmou a técnica de enfermagem Maria Aparecida Feitosa na manhã de hoje ao visitar o local.
“Estão precisando tratar melhor essa água. É complicado para os animais. Nos estamos de fora e eles, lá dentro”, afirmou Márcio Ribeiro que é técnico de segurança.
“Estou tentando entender como ficou assim e porque ninguém tomou uma providência”, disse a orientadora social Laura Casto.
Coloração verde
A reportagem da EPTV conversou com um ambientalista para entender o que pode ter causado essa coloração diferente na água da lagoa. Ele disse foi uma proliferação de algas, e que pode, sim, causar um desequilíbrio nesse ambiente.
“Um fator que pode ter contribuído pra isso é água parada. Ali também há animais selvagens e seus dejetos também potencializam essa floração. Também pode ser que esteja entrando alguma fonte difusa de poluição como esgoto, como águas da chuva que vem com uma carga de poluentes. Pode sim prejudicar o ambiente aquático, causando desiquilíbrio e a degradação desta água. Se algum poluente que não seja natural pode sim causar algum problema para esses animais. Mas existem algumas ações que podem melhorar a qualidade desta água para eliminar a floração com aplicações e tratamentos”, afirmou o ambientalista Alan Jonas Duarte.
O que diz a Prefeitura?
A Prefeitura de Campinas informou que nessa época do ano que é mais comum a água ficar dessa forma por conta do período de estiagem. Em nota, garantiu que já existe um equipamento no local para oxigenar a água e que não há risco para os animais.
LEIA MAIS
PGR reforça pedido de condenação de 40 pessoas por atos golpistas