Um golpe utilizando o nome do Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito do estado de São Paulo) e da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) vem sendo aplicado na região de Campinas. Na ação, os criminosos usam as instituições para anunciar um leilão de carros que não existe – confira algumas dicas para não cair no golpe abaixo.
Em nota, a Emdec afirmou que vêm sendo veiculadas mensagens e áudios falsos, no aplicativo WhatsApp, sobre venda de veículos pela empresa, e esclarece a empresa não vende veículos. Além disso, os veículos não retirados do Pátio Municipal da Emdec são leiloados pelo Detran.SP.
Já o departamento informa que já foi alertado sobre a existência do site leilaopatiodetran-sp.org e repassou as informações à Polícia Civil. O Detran.SP ainda salientou que todos os leilões oficiais podem ser consultados no site.
LEIA TAMBÉM
Carro capota na Campinas-Mogi e motorista é levado para hospital
Unicamp divulga gabarito oficial da primeira fase do Vestibular 2023
RECOMENDAÇÕES
Se for informado da ocorrência de leilões, antes da compra de qualquer veículo, o interessado deve confirmar se o leiloeiro responsável é registrado na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo). Quando confirmado, o depósito somente pode ser feito no nome daquele leiloeiro. Não faça depósitos em nome de terceiros.
Antes de adquirir veículos via internet, procure antecedentes da página, leia comentários e avaliações de outros clientes e se informe com outras pessoas que adquiriram veículos, por meio de leiloeiro. Sites como o “Reclame Aqui” podem ajudar nesta checagem. Caso esteja prestes a cair em um golpe, logo encontrará reclamações de outros internautas que foram enganados.
Desconfie, também, de preços baixos demais. Preços praticados fora da realidade do mercado sempre são armadilhas. Por fim, tome cuidado com a atuação de golpistas. E se for contatado, faça Boletim de Ocorrência, na Polícia Civil, para contribuir para que os golpistas possam ser rastreados.
Confira algumas dicas para não cair no golpe:
- Verifique se o carro à venda existe. Golpistas usam fotos e vídeos para enganar compradores. E nunca fornecem as placas dos veículos, para evitar que sejam pesquisados. O ideal é marcar uma visita para ver pessoalmente o veículo.
- Verifique toda a documentação do veículo, veja se está registrado no nome do vendedor e se há impedimentos, dívidas ou restrições.
- Desconfie de ofertas muito vantajosas ou agressivas, como preços muito baixos e insistência do vendedor para fechamento imediato do negócio.
- Não faça pagamentos antecipados, sob pretexto de “segurar o carro” e não pague boletos.
- Evite pagamento antes de assinar o contrato de compra e venda do carro.
- Caso receba mensagens desse tipo de venda, simplesmente desconsidere. Mas, se houver dúvida, ligue para a Emdec, no telefone 118.
LEIA MAIS
Preços de aluguéis sobem 0,10% em outubro, em comparação com setembro