- Publicidade -
CampinasCotidianoLojistas fecham mais cedo no Centro de Campinas por medo de assaltos

Lojistas fecham mais cedo no Centro de Campinas por medo de assaltos

Furtos e roubos entre janeiro e agosto ultrapassam 2,5 mil, mas representam queda em relação ao ano anterior

- Publicidade -

Moradores e comerciantes da região central de Campinas têm relatado preocupação com a insegurança nas ruas e afirmam que o medo de assaltos tem mudado a rotina no bairro. Em algumas vias, como a Rua Doutor Quirino, lojistas começaram a fechar os estabelecimentos mais cedo para evitar furtos e roubos, especialmente no início da noite.

Segundo relatos colhidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, a sensação de insegurança é maior no período noturno, quando o movimento de pedestres diminui e parte do comércio encerra as atividades. Alguns comerciantes afirmam que, mesmo com o policiamento ostensivo, a presença de furtos a pedestres e pequenos assaltos ainda é frequente.

- Publicidade -

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), os crimes de furto e roubo na área do 1º Distrito Policial, que abrange o Centro de Campinas, tiveram queda entre janeiro e agosto de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, mas continuam altos. Veja abaixo o total de ocorrências:

2025 (janeiro a agosto)

• Roubos: 585 casos
• Furtos: 1.981 casos
Total: 2.566 ocorrências, média de 10,6 casos por dia

2024 (janeiro a agosto)

- Publicidade -

• Roubos: 621 casos
• Furtos: 2.373 casos
Total: 2.994 ocorrências, média de 12,4 casos por dia

Em 2024, os roubos caíram 13,3%, e os furtos, 8,1%. Ainda assim, lojistas e moradores afirmam que a sensação de insegurança permanece, e que ações de vandalismo, furtos de celulares e arrombamentos de vitrines seguem ocorrendo com frequência.

Ações da polícia

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que a Polícia Militar intensificou o patrulhamento nas áreas com maior incidência criminal e que a Polícia Civil realiza investigações e ações específicas para combater os crimes.

Ainda segundo a SSP, de janeiro a agosto deste ano, 3.650 infratores foram presos ou apreendidos e 319 armas de fogo foram retiradas das ruas em todo o município de Campinas.

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

VÍDEO: carro pega fogo em avenida e mobiliza bombeiros

Motociclista e garupa morrem após moto perder o controle em Piracicaba

- Publicidade -
André Galassi
André Galassi
André Galassi é natural de São Carlos-SP. É repórter do acidade on Campinas desde 2025 e está no Grupo EP desde 2023, com experiência na apuração e produção da EPTV Campinas. Sempre antenado nas novidades do esporte e da música sertaneja.

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas