Campinas aplicou 201.614 vacinas contra a gripe em sete semanas de campanha, mas ainda está longe da meta de imunização dos três grupos prioritários. Atualmente, todos os públicos a partir de 6 meses podem ser vacinado, mas o objetivo é proteger a maioria das crianças, idosos e gestantes – leia abaixo.
“Deste total de doses de vacina, 113.873 foram direcionadas para idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes, enquanto 87.741 foram aplicadas nos outros grupos prioritários e população em geral“, diz a secretaria municipal de Saúde. A vacinação continua em todos os centros de saúde (veja locais e horários aqui).
Campanha quer alcançar a meta
A meta da secretaria de Saúde é imunizar 90% de cada um dos três grupos que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. “No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias”, reforçou. Confira os números divulgados nesta semana:
- Idosos – 94.560 doses (43,5% da população de 217.232)
- Crianças – 17.149 doses (24% da população de 71.633)
- Gestantes – 2.164 doses (23,5% da população de 9.194)
Por orientação do governo do Estado, o município passou a usar dados do painel do Ministério da Saúde em vez do e-SUS a partir desta seman. Com isso, a nova estimativa populacional de crianças de 6 meses a 5 anos é de 71.633. Além disso, os indicadores sobre doses aplicadas em gestantes estão em atualização no sistema.
O que preciso fazer para receber a vacina?
Neste ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B e pode ser administrado junto com outras vacinas do Calendário de Vacinação. “Não é preciso agendamento para receber a dose contra a gripe. Basta apresentar documento com foto e carteira de vacinação (se tiver)“, detalha o texto da pasta de Saúde.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Criança de 1 ano é salva por policiais após ingerir veneno de rato