Moradores de Campinas e região registraram pontos luminosos que apareceram no céu na noite desta segunda-feira (19) e causaram curiosidade. Na região, imagens foram registradas por moradores de Campinas, Limeira, Amparo e Santa Bárbara dOeste. Em vídeos, a luz é vista “transitando” pelo céu por volta de 18h30.
O astrônomo Júlio Lobo, do Observatório de Campinas, indica que recebeu as imagens e acredita que o objeto tem características de lixo espacial, mas pode ter sido um meteoro.
“Estamos tentando conseguir mais informações. Esse objeto tem características de ser lixo espacial, só que não havia reentrada programada para nossa região. Também não descartamos a possibilidade de ter sido um meteoro brilhante”, disse ao acidade on.
Júlio, que faz parte de um grupo de estudo sobre meteoros, explicou no entanto que o objeto teve características diferentes do fenômeno. Ele cita que mesmo se for lixo espacial, o caso é curioso e não muito comum.
“A reentrada de lixo espacial não é tão rara mas também não é tão comum, existem alguns sites que indicam onde esses objetos vão reentrar. Já nos casos de meteoros brilhantes, que chamamos de bólidos, costumam aparecer de quatro a cinco por ano, ainda mais que agora temos câmeras de vigilância e todo mundo tem celular fica fácil registrar. Mas geralmente quando é um bólido as pessoas não têm tempo de filmar, porque é rápido, e dura poucos segundos”, explicou.
“Esse objeto durou bastente no céu, tem vídeo de quase 30 segundos percorrendo, então tudo leva a crer que foi reentrada de um lixo espacial. Não tinha nada programado para a nossa região, agora como existem milhares de restos de foguetes, e fragmentos, pode ser algo que não estivesse catalogado (…) Nós podemos chegar a aproximadamente 70% de conclusão que se trata de lixo espacial, pela trajetória, duração e fragmentação, mas mais análises precisam ser feitas para determinar o que é esse objeto”, finalizou.
IMAGENS
Nas imagens registradas na região, é possível ver um “objeto” brilhante, com luzes em alguns pontos.
“Nossa que brisa, olha isso”, disse o morador de Limeira Henrique Oliveira enquanto mostrava o objeto seguindo pelo céu “girando” e desaparecendo. Uma câmera de segurança de Limeira também registrou o “rastro de luz”.
NO ESTADO
O que pode ser a entrada de um meteoro na atmosfera também foi flagrada por moradores das regiões Araraquara, Pirassununga, Ribeirão, Franca e São Carlos.
Em contato com o acidade on São Carlos, o físico e professor da UFSCar (Universidade Federal São Carlos), Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, afirmou a primeira impressão é que um dos vídeos mostra a entrada de um meteoro na atmosfera terrestre.
“Isso geralmente não é muito grande, é de alguns centímetros. Eles entram na atmosfera, são aquecidos e quebrados, e nos dá essa impressão”, explicou.