- Publicidade -
CampinasCotidianoMaior refinaria da Petrobras, Replan ativa nova unidade e muda produção de diesel

Maior refinaria da Petrobras, Replan ativa nova unidade e muda produção de diesel

Refinaria passa a produzir mais diesel S-10 e quer ampliar participação no mercado; entenda o que muda

- Publicidade -

A Replan (Refinaria de Paulínia) — maior unidade da Petrobras no país em capacidade de processamento — iniciou nesta semana a operação de uma nova unidade que aumenta sua capacidade produtiva em até 63 mil barris por dia.

Atualmente, a Replan produz cerca de 24 milhões de litros por dia. Com o início das operações da nova planta, esse volume poderá chegar a 34 milhões de litros por dia entenda mais abaixo.

- Publicidade -
- Publicidade -

Trata-se da Unidade de HDT-D (Hidrotratamento de Diesel), projetada para converter totalmente a produção de diesel da refinaria para o tipo S-10, mais limpo e com menor teor de enxofre. Segundo a Petrobras, a mudança traz ganhos ambientais e melhora na eficiência energética da planta.

O que muda com a nova unidade da Replan?

Com a entrada em operação da HDT-D, a Replan passa a ter capacidade adicional de produção de até 63 mil barris por dia (mbpd) de diesel S-10 e até 21 mbpd de querosene de aviação (QAV). A ampliação prepara a refinaria para o fim gradual da produção de diesel S-500, com maior teor de enxofre (500 ppm), e viabiliza a conversão completa para o diesel S-10 (10 ppm de enxofre).

A mudança impacta diretamente a qualidade do combustível disponível no mercado e contribui para a redução das emissões de SOx (óxidos de enxofre) pela frota nacional, além de alinhar a Replan às metas ambientais da Petrobras.

Investimentos e estratégia

De acordo com a Petrobras, a iniciativa está alinhada à estratégia da companhia de ampliar a segurança operacional, melhorar a eficiência energética e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. A estatal prevê investimentos de US$ 15,2 bilhões nos próximos cinco anos para expandir sua capacidade de refino e posicionar suas refinarias entre as mais eficientes do mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

“A entrada em operação do novo HDT-D na Replan demonstra o empenho da Petrobras em ampliar a produção de Diesel S10 e QAV. Estamos reafirmando nossa estratégia de oferecer ao mercado produtos mais eficientes e, ao mesmo tempo, preservando a sustentabilidade financeira da companhia”,

afirma o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França.

Segundo a Diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, “este momento consolida o esforço de um time que vem atuando de forma integrada desde as etapas de projeto, contratação, construção e montagem e comissionamento, agregando ainda mais valor à companhia.”

Sobre a Replan

Inaugurada em maio de 1972, a Replan é a maior refinaria do Brasil em capacidade de processamento, com carga de 434 mbpd.

- Publicidade -

A unidade é responsável pelo fornecimento de 24% do mercado de diesel do país e foi eleita a “Refinaria do ano de 2024” pela World Refining Association, uma entidade de relevância mundial que promove a integração das grandes empresas do setor.

Além de óleo diesel, a refinaria produz gasolina, querosene de aviação, asfaltos, GLP e propeno, dentre outros derivados de petróleo.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Criança de 1 ano é salva por policiais após ingerir veneno de rato

Limeira confirma primeira morte por dengue neste ano

- Publicidade -
- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas