Motoristas de Campinas precisam estar mais atentos às normas de trânsito na cidade. Quase 48% das mais de 4,2 mil remoções de veículos ao Pátio Municipal de Campinas, registradas até maio de 2025, ocorreram por dois principais motivos: licenciamento vencido e estacionamento irregular. Juntas, essas infrações de trânsito somaram 2.028 remoções, o equivalente a 47,8% do total, de acordo com dados da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).
No detalhamento, foram 1.036 remoções por licenciamento vencido e 992 por estacionamento em local proibido, incluindo vagas exclusivas. A Emdec reforça que manter a documentação do veículo regularizada e respeitar a sinalização de trânsito são atitudes fundamentais para evitar multas e o guinchamento do veículo.
Veículos em mau estado também lideram remoções ao Pátio
Ainda segundo o levantamento, a terceira principal causa de recolhimento de veículos ao Pátio é o mau estado de conservação, com 970 ocorrências registradas até maio deste ano. Os problemas mais frequentes envolvem pneus carecas, para-brisas trincados, ausência de cintos de segurança e falhas nos vidros de proteção, entre outros.
Nesses casos, o veículo não pode sair do Pátio circulando. A retirada ocorre por meio de guincho ou outros meios particulares, sob responsabilidade exclusiva do proprietário, após o pagamento de todas as taxas administrativas, de estadia e de remoção.
“Para evitar multas e a remoção ao Pátio, basta respeitar as leis de trânsito. São comportamentos básicos de um bom condutor manter a documentação do veículo em ordem e estacionar de acordo com a legislação. É preciso garantir o uso democrático das vagas e respeitar os espaços reservados a idosos e pessoas com deficiência”, afirmou o presidente da Emdec, Vinícius Riverete.
O presidente também chamou a atenção para outro fato relevante: “Motoristas que circulam com veículos em mau estado estão colocando em risco a segurança dos ocupantes e de todos os demais usuários das vias públicas”, completou.
Vale destacar que conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47. Já dirigir um veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, é infração grave, com multa no valor de R$ 195,23.
Ranking das 10 infrações que mais motivaram remoções em 2025:
- Licenciamento vencido – 1.036 remoções
- Estacionamento irregular – 992 remoções
- Mau estado de conservação – 970 remoções
- Ausência de CNH – 245 remoções
- Escapamento irregular – 239 remoções
- Transpor bloqueio/blitz – 106 remoções
- Veículo de leilão não regularizado – 106 remoções
- Equipamento obrigatório inoperante – 83 remoções
- Ausência de equipamento obrigatório – 69 remoções
- Placa em desacordo com a regulamentação – 51 remoções
Dados da Emdec
Os dados incluem as remoções realizadas durante blitze promovidas pela Emdec, em conjunto com as forças de segurança, além daquelas feitas em operações da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Entre janeiro e maio de 2025, a Emdec já promoveu 136 operações integradas de fiscalização. Elas identificaram 5.215 infrações de trânsito e resultaram em 1.046 remoções ao Pátio Municipal.
Legislação
As penalidades para as diferentes situações de estacionamento irregular estão previstas no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro: estacionar em local proibido pela sinalização, em vagas de carga e descarga, em frente a guias rebaixadas, em esquinas, em vagas exclusivas, entre outros.
A infração pode ser leve, média, grave ou gravíssima, a depender da situação. Um adesivo amarelo é colocado no local onde o veículo estava estacionado, com a informação da remoção.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Limeira ajusta decreto sobre ruído de motos após identificar falhas; entenda
PM prende homem que manteve filhos em cárcere privado após agredir a esposa