- Publicidade -

CampinasCotidianoMais frio, menos chuva e geadas mais prováveis: veja como fica o tempo em junho

Mais frio, menos chuva e geadas mais prováveis: veja como fica o tempo em junho

Previsão do Climatempo indica temperaturas abaixo da média e aumento nos dias frios em relação a 2024; dois episódios de frio intenso devem marcar o mês

- Publicidade -

O mês de junho de 2025 começou neste domingo (1º) com uma previsão que já antecipa dias mais frios do que os registrados no mesmo período do ano passado no estado de São Paulo. Segundo o Climatempo, as temperaturas tendem a ficar um pouco abaixo da média, com destaque para a ocorrência de dois episódios de frio intenso — o primeiro previsto já para a primeira semana do mês, e o segundo, na última (veja a previsão do tempo completa para o mês de junho abaixo).

Previsão anomalia de temperatura no Brasil para junho de 2025 (Fonte: Climatempo)

Neste primeiro dia do mês, a cidade de Campinas registra temperaturas entre 12°C e 27°C, com céu limpo, sol durante todo o dia e umidade relativa do ar podendo atingir 28% nos momentos mais críticos. A noite será de tempo aberto, sem nuvens.

- Publicidade -

Com a chegada do solstício de Inverno no hemisfério Sul, que ocorrerá em 20 de junho às 23h42 (horário de Brasília), é natural que os dias fiquem mais curtos e as noites mais frias. A previsão é de que o centro-sul do Brasil registre uma maior quantidade de dias frios do que em junho de 2024, com possibilidade mais alta de geadas, especialmente nas áreas mais elevadas e interioranas de São Paulo.

Chuvas escassas e ar seco predominam no tempo em junho

Previsão da anomalia de precipitação no Brasil para junho de 2025 (Fonte: Climatempo)

O mês de junho marca também o período seco no país, especialmente no Sudeste. Apesar da passagem frequente de frentes frias, poucas conseguirão provocar chuva no interior do continente. A previsão é de que a maior parte do estado de São Paulo registre volumes de chuva dentro da normalidade — o que significa pouca precipitação. Apenas o leste do estado, região mais próxima do litoral, pode ter volumes ligeiramente acima da média.

Amplitude térmica marcará os dias paulistas

Outro destaque típico de junho é a grande amplitude térmica diária — ou seja, a diferença significativa entre as temperaturas mínimas e máximas em um mesmo dia. A falta de nebulosidade tanto durante o dia quanto à noite favorece esse fenômeno. Em muitos casos, a diferença entre as temperaturas pode ultrapassar os 15°C.

Baixa umidade preocupa no interior

Com a escassez de chuva, o ar seco será uma constante em boa parte do interior paulista, com índices de umidade frequentemente entre 20% e 30%. Essa condição reforça a necessidade de atenção à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba amplia pontos de arrecadação para a Campanha do Agasalho 2025

Santa Bárbara recebe expositores no 4º Festival das Orquídeas

- Publicidade -

Laura Nardi
Laura Nardi
Repórter Web no ACidade ON Campinas. Graduada em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas