Consumidores e empresas do setor de energia solar fizeram um protesto em frente à sede da CPFL, no bairro Chácara Primavera, em Campinas, na tarde desta sexta-feira (1º). A manifestação, que fechou a rua, teve como objetivo chamar a atenção para as constantes recusas de aprovação de novos projetos de microgeração solar, que envolvem a instalação de placas de energia solar em residências.
Os manifestantes afirmam que a CPFL estaria restringindo sistemas nos quais o excedente de energia gerada é enviado de volta à rede elétrica. Segundo eles, as dificuldades para a aprovação desses projetos começaram na última semana.
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) acompanhou o protesto, monitorando a situação e desviando o trânsito pelas ruas Girassol, Orquídeas e Lírios.
O que a CPFL diz?
Em nota, o Grupo CPFL informou que cumpre as determinações da resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de setembro, mas afirmou que irá avaliar as reivindicações dos manifestantes. A reportagem também entrou em contato com a Aneel, mas ainda não obteve retorno da assessoria da Agência.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA