A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre uma intensa massa de ar polar que vai avançar no território paulista entre sexta-feira (23) e domingo (25). De acordo com órgão, deve haver queda acentuada de temperatura, com frio intenso. Na região de Campinas, a temperatura mínima prevista é de 9ºC.
Outras regiões do Estado também vão sofrer com o frio neste final de semana. Em algumas áreas, a sensação térmica pode ser ainda mais baixa, dependendo, principalmente, da força do vento em cada região. Confira as mínimas previstas:
- Campinas – 9ºC
- Serra da Mantiqueira – 3ºC
- Região Metropolitana de São Paulo – 7ºC
- São José dos Campos – 8ºC
- Vale do Ribeira – 8ºC]
- Sorocaba – 9ºC
- Litoral Norte – 12ºC
- Baixada Santista – 13ºC
LEIA MAIS
Dois viadutos de Valinhos ficam sem iluminação após vandalismo e furto
Pacientes reclamam de demora no atendimento no Hospital Mário Gatti, em Campinas
A sensação térmica pode ser ainda mais baixa dependendo da região. Assim, ressalta-se a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e àquelas em situação de rua. Além disso, a Defesa Civil recomenda para não fazer aquecimentos improvisados com fogueiras e manter hidratação constante.
PREVISÃO COMPLETA PARA A RMC
A Primavera começa nesta quinta-feira (22) e em Campinas a nova estação vem acompanhada de chuva e probabilidade de temporais. Hoje, o dia amanheceu encoberto após chuvas durante a noite e na madrugada. Por volta de 7h05, a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, era de 18,7ºC. A máxima hoje deve ficar em 24ºC.
De acordo com os meteorologistas do Centro, a “estação das flores”, que começa oficialmente às 22h04 no Hemisfério Sul, chega em um dia mais cinza e de tempo encoberto. A previsão para esta quinta-feira é de céu variando entre parcialmente nublado e nublado com pancadas de chuvas que podem ser fortes e acompanhadas de temporais.
“Na quinta-feira, as instabilidades se intensificam e são altas as chances de chuvas fortes com temporais, na região”, informou o Cepagri. Já na sexta-feira, no entanto, diminuem as chances de chuvas, mas segundo os meteorologistas o fim de semana chega acompanhado de declínio mais acentuado das temperaturas. A Primavera vai até o dia 21 de dezembro, quando começa o Verão.
FIM DE SEMANA
Segundo o ClimaTempo, na sexta-feira é prevista uma mudança brusca de temperaturas, que ficam entre 14ºC e 24ºC. No sábado, o dia segue sem previsão de chuva e as temperaturas ficam entre 11ºC e 25ºC.Já no domingo, voltam as probabilidades de pancadas de chuva, e as temperaturas ficam entre 12ºC e 26ºC.
TRANSIÇÃO ENTRE SECA E CHUVA
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a Primavera reflete uma transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil, assim como o início do transporte de umidade vinda da Amazônia. A umidade amazônica costuma ter efeito em outras importantes áreas do país, de forma a definir como serão as chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e no centro-sul da Região Norte.
“Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul podem ocorrer durante a Primavera, com chuvas no Sudeste e Centro-Oeste e nos estados do Acre e Rondônia”, detalhou o instituto.
LEIA TAMBÉM
Saiba por que excesso de exercício faz mal ao corpo