A massa de ar polar trazida pelo ciclone extratropical, que está se formando em alto mar, vai derrubar ainda mais as temperaturas em algumas cidades do Interior de São Paulo. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de geada para municípios paulistas, válido a partir das 3h até as 7h desta terça-feira (13).
O aviso aponta para risco leve de perda de plantações, com temperatura mínima de até 3°C durante o período. A geada consiste na formação de uma fina camada de gelo em vegetações e no solo.
A frente fria que abriu entrada para a massa de ar polar trouxe recordes de temperaturas mínimas para algumas cidades do estado. Ontem (11), Campinas registrou mínima foi de 6°C no aeroporto de Viracopos. Até então, a menor temperatura registrada na cidade era de 9,5°C no fim de maio.
Cidades com alerta de geada causado pela massa de ar polar
O alerta de geada vale para as cidades paulistas das regiões de:
- Campinas
- Ribeirão Preto
- Macro Metropolitana Paulista
- Vale do Paraíba Paulista
Veja aqui a lista completa de cidades.
Fenômeno comum no Inverno
Geadas são comuns no Inverno, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O fenômeno ocorre quando a temperatura se aproxima de 0°C e consiste na formação de uma fina camada de gelo em vegetações e no solo, podendo levar à perda de plantações.
Por que o ciclone trouxe o frio?
A combinação da formação do ciclone em alto mar com a atuação de uma alta pressão sobre o Brasil, que dá origem à massa de ar polar, criará um verdadeiro “corredor de vento”. Este fenômeno impulsionará ventos frios para grande parte do país, especialmente no início desta semana. Espera-se que segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14) sejam os dias mais gelados desta nova onda de frio.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Taxa de crianças sem registro de nascimento cresce 90% em Piracicaba
Semana começa mais gelada e sem previsão de chuva em Piracicaba