- Publicidade -
CotidianoMeteoro ou lixo espacial? Entenda o que pode ser a "luz" misteriosa no céu da região

Meteoro ou lixo espacial? Entenda o que pode ser a “luz” misteriosa no céu da região

Moradores da região registraram o “objeto voador” e fizeram brincadeiras sobre o assunto

- Publicidade -

 

Luz vista no céu de Jaguariúna (Foto: Júlio César Miranda)
Luz vista no céu de Jaguariúna (Foto: Júlio César Miranda)

Luzes avistadas no céu da região de Campinas, na noite de ontem (19), despertaram a curiosidade de muitos moradores. A “misteriosa claridade” que cruzou o céu pode ter sido um meteoro, mas ainda há divergências de opiniões entre os especialistas da área. De acordo com o astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas, a causa mais provável é que seja lixo espacial adentrando a atmosfera terrestre.

“No Brasil, há dois grupos que pesquisam meteoro. Eu pertenço ao EXOSS (Exoss Citizen Science) e nós cravamos que 99% de chance de ser lixo espacial. Já o BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network) está dizendo que é meteoro, então tem esse impasse. Nosso grupo acredita que é lixo espacial. Se mostrar para engenheiro que estuda foguete, que entende de foguete, vai cravar que é lixo espacial”, afirmou.

Segundo o astrônomo, a hipótese de ser lixo espacial é mais provável devido à trajetória, duração e fragmentação do objeto. Anteriormente, Júlio havia mencionado a possibilidade da luz ter sido causada por um “bólido” – um meteoro brilhante. No entanto, diferentemente dos meteoros, a visualização de objetos do tipo é sempre muito rápida, o que não foi o caso do objeto visto na noite de ontem.

“Tem vídeos dele percorrendo o céu em quase 30 segundos. Ele teve uma trajetória e foi se fragmentando aos poucos. Os sites especializados não mostraram nenhuma reentrada de lixo espacial na região, mas temos milhares de objetos circulando, muitos não estão catalogados. Mais análises precisam ser feitas para determinar o que é esse objeto”, concluiu.

LEIA TAMBÉM

Após ‘feirão da casa própria’, Campinas segue com cadastro para subsídio; veja quem pode

Veja os concursos públicos abertos na Prefeitura de Campinas

 

- Publicidade -

Em agosto do ano passado moradores de Campinas também registraram um clarão no céu da cidade. O registro do clarão foi classificado como meteoro causado por fragmentos de um cometa (confira aqui).

REGISTROS E BRINCADEIRAS

O objeto no céu ontem causou bastante curiosidade entre os moradores de Campinas e região. Muitos conseguiram capturar imagens em cidades como Limeira, Amparo, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia e Jaguariúna. Vídeos mostram as luzes “cruzando” o céu por volta das 18h30.

Nas redes sociais, muitos internautas também compartilharam suas observações. “Eu vi claramente, achei que fossem fogos de artifício”, disse Rita Pitarello. 

Alguns moradores confundiram o objeto com balões, drones e até mesmo aeronaves.

“Eu vi ontem e ele ficou imóvel por muito tempo, pensei que fosse um avião”, comentou Fabiana Riedo.

A repercussão gerou também diversas brincadeiras, e os internautas mencionaram a possibilidade de serem ETs vindo “estudar os brasileiros”, fazendo referência a fenômenos naturais recentes em Campinas, como nevoeiros e até tremores de terra.

Contudo, as especulações deram espaço às piadas. “Tomara que sejam alienígenas, já que temos tanto lixo na Terra”, brincou Guilherme Vitorino.

“Tomara que sejam alienígenas, já tem muito lixo na terra”, comentou Guilherme Vitorino. “É o Luan Santana com o meteoro da paixão”, brincou Thiago Olavo.  “Eu acho que é a nave da Xuxa só para baixinhos”.

FENÔMENO RARO

Apesar do impasse, Júlio explica que no caso de lixo espacial, a reentrada em casos como esse também é rara.

“A reentrada de lixo espacial não é tão comum. Existem alguns sites que indicam onde esses objetos vão reentrar. Já nos casos de meteoros brilhantes, que chamamos de bólidos, costumam aparecer de quatro a cinco por ano, ainda mais que agora temos câmeras de vigilância e todo mundo tem celular fica fácil registrar. Mas geralmente quando é um bólido as pessoas não têm tempo de filmar, porque é rápido, e dura poucos segundos”, explicou. 

IMAGENS

Nas imagens registradas na região, é possível ver um “objeto” brilhante, com luzes em alguns pontos.

“Nossa que ‘brisa’, olha isso”, disse Henrique Oliveira morador de Limeira enquanto mostrava o objeto seguindo pelo céu “girando” e desaparecendo. Uma câmera de segurança de Limeira também registrou o “rastro de luz”. Veja abaixo.


 
 
 

 

NO ESTADO

O que pode ser a entrada de um meteoro na atmosfera também foi flagrada por moradores das regiões Araraquara, Pirassununga, Ribeirão, Franca e São Carlos.

Em contato com o acidade on São Carlos, o físico e professor da UFSCar (Universidade Federal São Carlos), Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, afirmou a primeira impressão é que um dos vídeos mostra a entrada de um meteoro na atmosfera terrestre.

“Isso geralmente não é muito grande, é de alguns centímetros. Eles entram na atmosfera, são aquecidos e quebrados, e nos dá essa impressão”, explicou.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -