Em visita a Campinas entre a manhã e a tarde desta terça-feira (20), a ministra da Saúde, Nísia Andrade, assinou um acordo de cooperação para o desenvolvimento de pesquisas no SUS (Sistema Único de Saúde) entre o Governo Federal e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a USP (Universidade de São Paulo) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista).
O documento prevê atividades de cooperação para o desenvolvimento de pesquisas ligadas à tecnologia e à inovação que possam atender às demandas do sistema público de saúde. O encontro contou também com representantes das três universidades públicas paulistas e aconteceu na reitoria da Unicamp.
Entre as prioridades do acordo está a redução da dependência do Brasil das importações feitas especificamente para abastecer o SUS. No entendimento do ministério e das instituições, para isso, seria necessário estimular iniciativas criativas e inovadoras em produtos e serviços de assistência à população.
LEIA TAMBÉM
Inverno começa amanhã com previsão de frentes frias em Campinas; veja quando
Veja os concursos públicos abertos na Prefeitura de Campinas
Além disso, a ministra da Saúde também manifestou a intenção de apoiar mais pesquisas científicas que se alinhem às necessidades do Sistema Único de Saúde, bem como a formação de profissionais para trabalhar na rede. Com isso, projetos que estimulem a vacinação e a educação podem ser priorizados.
“É pensar a reorientação dos nossos esforços de investimento. Não se trata de priorizar um campo do conhecimento ou outro. Mas é pensar, diante de tão graves problemas, como se pode ampliar a construção de políticas”, diz.
LEIA MAIS
Vampiros existiram? Polônia encontra restos mortais misteriosos