Monte Alegre do Sul teve a madrugada mais fria do ano nesta terça-feira (25), segundo dados meteorológicos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). De acordo com a medição, a estância atingiu uma temperatura mínima de 4,9ºC até às 7h, o que representa uma queda pela metade do que foi registrado no restante da semana, quando variou entre 7,5ºC e 12,3ºC.
Nesta madrugada, as cidades de Jaguariúna, Serra Negra e Socorro também registraram temperaturas mínimas abaixo dos 7ºC. Confira abaixo as temperaturas máximas e mínimas registradas no Circuito das Águas. As estâncias de Águas de Lindoia e Lindoia não possuem estações de medição, portanto não aparecem na listagem.
Medição às 7h desta terça-feira (25):
Amparo – Mínima de 8,2ºC / Máxima de 20,4ºC
Holambra – Mínima de 8,4ºC / Máxima de 24,3ºC
Jaguariúna – Mínima de 6,6ºC / Máxima de 25,3ºC
Monte Alegre do Sul – Mínima de 4,9ºC / Máxima de 21,7ºC
Pedreira – Mínima de 8,6ºC / Máxima de 22,4ºC
Serra Negra – Mínima de 6,8ºC / Máxima de 22,2ºC
Socorro – Mínima de 6,4ºC / Máxima de 22,1ºC
Queda nas temperaturas
Segundo a pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, Ana Ávila, as temperaturas mais baixas registradas na região do Circuito das Águas foram causadas por uma massa de ar polar.
“Então, nós tivemos uma frente fria, que passou aqui no fim de semana e trouxe nebulosidade, no sábado (22) e no domingo (23), e chuvas. Essa frente fria passou e veio acompanhada de uma massa de ar de origem polar, o que provocou o declínio das temperaturas e essa foi a madrugada mais fria do ano”, relata Ana Ávila.
De acordo com o meteorologista Bruno Bainy, as temperaturas na região do Circuito devem amenizar na próxima quinta-feira (27), e só voltam a cair com a chegada de uma nova frente fria, entre domingo (30) e segunda-feira (31).
“Amanhã, as mínimas ainda devem ficar em torno dos 10ºC e 11ºC mas, até quinta-feira, as temperaturas se mantêm amenas e um pouco mais elevadas. Entre domingo e segunda, temos uma frente fria passando, o que deve provocar chuva generalizada”, completa Bruno.