Lindoia conta com uma fiscalização mais intensa em relação às normas sanitárias para controlar os casos de coronavírus no município. Para para manter as restrições, a prefeitura lançou um canal de telefone para denunciar o desrespeito às regras sanitárias através do número 153.
A ação conjunta une Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil, que podem interditar festas e encaminhar os infratores à delegacia para que seja registrado um boletim de ocorrência para que sejam tomadas as medidas criminais.
Um decreto assinado pelo governador João Doria (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes em fevereiro prevê que casos de desrespeito à quarentena podem investigados pela polícia. Segundo a determinação, se enquadram aglomerações, não utilização do uso de máscaras, festas clandestinas, dentre outros.
O decreto diz que “a Polícia do Estado de São Paulo poderá determinar a dispersão de aglomerações, sempre que constatar reunião de pessoas capaz de aumentar a disseminação da Covid-19.”
A intenção da implantação do canal de denúncia em Lindoia é garantir o cumprimento dos cuidados necessários, principalmente em relação às pessoas que testaram positivo e continuam circulando em vias públicas pelo município, portanto, descumprindo o isolamento social.
Segundo boletim divulgado na última quinta-feira (1), Lindoia já acumula 10 mortes por covid-19 e tem 347 casos positivos da doença.
(por Rebeca Freitas com supervisão de Ivan Lopes)