Moradores do bairro Chácaras Pindorama, em Monte Mor, sofrem há anos com o alagamento causado pelo acúmulo de lixo no Rio Capivari. Em imagens gravadas na manhã desta terça-feira (13) pela EPTV Campinas, afiliada da TV Globo, é possível visualizar um amontoado de lixo em quase toda a extensão do rio.
Segundo relatos de moradores, quando o rio sobe no período de chuvas, o acúmulo de lixo acaba indo para as margens. Entre os objetos encontrados pela reportagem estão garrafas pet, material de academia, capacete, bolas, pneus e entulho. Devido ao lixo na superfície da água, os peixes tilápia que dependem do rio para sobreviver estão com dificuldades para respirar, submergindo para conseguir oxigênio.
LEIA TAMBÉM
Policial morto após confronto com bandidos será enterrado hoje em Campinas
Setembro Amarelo: CVV recebeu mais de 104 mil ligações da região de Campinas em 2021
O QUE DIZ A PREFEITURA?
De acordo com a Prefeitura, o lixo presente no Rio Capivari já é de conhecimento da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor e a previsão é de que seja retirado até o final do mês de novembro. Confira a nota na íntegra abaixo:
“Segundo a secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, o lixo contido no Rio Capivari, na localização informada, é sim de conhecimento da Prefeitura e, dentro do cronograma do programa Rios Vivos do Governo do Estado de São Paulo, iniciada em Monte Mor no mês de agosto, no córrego do Aterrado, afluente do Capivari, prevê que o lixo, dentro do cronograma da ação de desassoreamento, seja retirado até o final do mês de novembro”.
LEIA MAIS
Falsificações de camisas de futebol causam prejuízo bilionário e desafiam times