- Publicidade -
CotidianoMortes por pneumonia crescem 102% em Campinas e infectologistas fazem alerta

Mortes por pneumonia crescem 102% em Campinas e infectologistas fazem alerta

Campinas teve 422 mortes causadas por pneumonia em 2022; veja sintomas 

- Publicidade -

 

Mortes causadas por pneumonia aumentaram em Campinas no ano passado (Foto: Reprodução EPTV)
Mortes causadas por pneumonia aumentaram em Campinas no ano passado (Foto: Reprodução EPTV)

Campinas fechou 2022 com aumento de 102,8% no número de mortes causadas por pneumonia. O balanço, divulgado pela secretaria de Saúde, aponta que foram 422 mortes pela doença durante o ano passado, contra 208 registradas em 2021 – superando o ano que teve o período mais crítico da pandemia de covid-19. Em 2020, primeiro ano da pandemia, foram 265 mortes por pneumonia em Campinas.

Com sintomas parecidos com os gripais, a médica infectologista da Prefeitura de Campinas, Valéria Almeida, explica que as doenças respiratórias podem evoluir para doença mais graves.

“Qualquer infecção respiratória, do trato respiratório alto ou baixo, pode virar uma pneumonia porque é uma porta de entrada. A gente tem as pneumonias virais e as bacterianas”, explicou.

 

LEIA TAMBÉM

PF prende em Paulínia mulher apontada por pichar ‘perdeu, mané’ em estátua da Justiça

Homem preso após manter mãe e filhos de Americana incomunicáveis conheceu mulher na internet
 

- Publicidade -

A também médica infectologista Maria Kassab explicou ainda que a falta de notificações da doença, por baixa testagem, pode gerar o agravamento dos quadros de pacientes e causar internações mais graves.

“O que a gente vê em relação ao ano passado, nesse mesmo período, de janeiro, fevereiro, e março, a gente teve uma queda de testagem de 10x. Esse fato de identificar menos a doença faz com que pacientes vulneráveis, de risco, com comorbidades ou atrasos vacinais acabem evoluindo para complicações e procurem hospitalização mais tardiamente”, explicou.

QUANDO SE PREOCUPAR

Segundo Valéria, qualquer sintoma gripal deve ser alerta e as pessoas não podem deixar os sinais passarem despercebidos.

“A pessoa tem que se preocupar quando tem sintoma como coriza, nariz escorrendo, dor de garganta, dor de cabeça. Pode ou não estar associada a febre, mas é importante que as pessoas procurem sempre que tiverem sintomas respiratórios um atendimento médico. Se no segundo dia perdura, é importante que já procure o médico”, alertou.

“Além da complicação individual esse paciente ao estar contaminado com doença respiratória acaba contribuindo para a transmissão coletiva e expondo pessoas suscetíveis”, explicou Maria Kassab.

O QUE É

A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões. Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.

Sintomas:

  • febre alta
  • tosse
  • dor no tórax
  • alterações da pressão arterial
  • confusão mental
  • mal-estar generalizado
  • falta de ar
  • secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada
  • toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue)
  • prostração (fraqueza)

Diagnóstico: exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax são recursos essenciais para o diagnóstico das pneumonias.

Tratamento:

O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode ser necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia.

VACINA

A vacina Pneumo 23 ou pneumocócica 23 protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. Ela é indicada para crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos. A vacina faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação e é oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde.

 

LEIA MAIS

Mulheres ganham canal para denunciar assédio em viagens rodoviárias

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -