Um motociclista ficou ferido após se envolver em um acidente com cavalo na manhã desta sexta-feira (14) na Avenida Ruy Rodriguez, em Campinas. A batida aconteceu próximo ao Terminal Ouro Verde.
Segundo a apuração da EPTV, o motociclista seguia para o trabalho quando acabou atropelando o animal que estava solto pela avenida. Com a batida, o homem foi arremessado da moto e caiu alguns metros a frente. Ele teve ferimentos leves e foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhado para o Hospital Municipal Ouro Verde. Equipes do resgate do Corpo de Bombeiros também prestaram apoio no atendimento.
Com a colisão, o cavalo também ficou machucado e quebrou uma das pernas. Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), O Dpbea (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas) foi acionado para a recolha do animal na via.
Ao lado do local do acidente há um pasto onde ficam vários cavalos. A suspeita é que o animal ferido tenha escapado do espaço. Moradores da região afirmam que esse tipo de acidente é comum no trecho, com muitos animais que invadem a pista.
O QUE DIZ A EMDEC
Em nota, a Emdec informou que foi acionada para atender a ocorrência, mas na chegada dos agentes a vítima já havia sido encaminhada. A empresa ressaltou que uma parceria foi firmada neste ano para melhorar o procedimento em casos de acidentes envolvendo animais. Veja a nota abaixo:
“Para garantir a recolha adequada de animais em vias da cidade e evitar acidentes de trânsito, uma parceria entre a Emdec, a Guarda Municipal e o DPBEA, da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), foi firmada em março. A iniciativa também considera o Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos do Município (Lei nº 15.449/2017).
O procedimento prevê que o monitoramento do trânsito pelos Agentes da Mobilidade Urbana, para garantir a fluidez viária e a segurança em todas as etapas da remoção. A GM presta apoio em ocorrências envolvendo o proprietário do animal.
Essa ação mais intensa vem resultando na diminuição da circulação desses animais nas vias.
Rotineiramente, as equipes da Emdec monitoram os eixos das avenidas onde esse tipo de ocorrência é mais frequente. Ao observar animais nas vias, os agentes os conduzem para áreas de refúgio fora do viário, visando prevenir acidentes.
Em caso de urgências com animais circulando em vias da cidade, o munícipe pode contatar o Fale Conosco da Emdec, pelo telefone 118, na opção 1 “Emergências de Trânsito”.